A UTE Marlim Azul é um projeto de energia térmica a gás natural de 565,5 MW (suficiente para abastecer aproximadamente dois milhões de residências brasileiras) em construção no município de Macaé, Rio de Janeiro. A Usina Termelétrica a gás está sendo desenvolvida pela Arke Energia, em parceria à EPCista Cobra Brasil e Cobra Instalações Espanha, contando com a tecnologia da MHPS (Mitsubishi Hitachi Power Systems), sendo a engenharia das instalações desenvolvida pelo Consórcio Cobra/Mitsubishi.
Será a primeira UTE a utilizar gás produzido no pré-sal da Bacia de Campos, fornecido pela Shell. As obras tiveram início em 2020 e a CMP foi contemplada para a execução das obras civis.
Mesmo com as adversidades advindas da pandemia, aliadas aos fortes impactos da volatilidade de preços dos principais insumos do setor de construção civil, as obras civis vêm sendo executadas em ritmo forte, com a garantia da qualidade acordada junto ao cliente.
No âmbito de obras civis em UTEs, temos como principal desafio técnico as aplicações de “concreto massa”, que consiste em concreto armado de elevados volumes e dimensões, exigindo tomada de precauções especiais.
À exemplo, as concretagens da ilha de potência, especialmente as bases das turbinas, que consistiram em milhares de metros cúbicos de concreto usinado e extrapolaram turnos de trabalho, requerem Planos de Concretagem completos, elaborados especificamente para cada etapa, que abrangem desde o planejamento prévio com estudos de recursos e plano logístico até o cálculo térmico, definindo não somente as especificações técnicas do concreto em si, mas também soluções para manutenção e acompanhamento da temperatura durante todo o processo, ritmo e sequência de aplicação, plano de comunicação, ensaios, dentre outros parâmetros necessários para garantir a continuidade ininterrupta das atividades. Isto aliando as enormes dimensões das bases de concreto com a precisão de tolerâncias milimétricas, por vezes micrométricas, de toneladas de insertos e chumbadores em aços especiais que receberiam os equipamentos responsáveis pela geração de energia da usina.
As obras têm previsão de conclusão ainda em 2022.