A nova linha de caminhões Volvo estreia no Brasil no início do ano que vem. As séries VM, FH, FM e FMX chegam ao mercado totalmente modernizadas, com recursos tecnológicos de última geração. Segundo o presidente do Grupo Volvo América Latina, Roger Alm, o investimento global na nova linha foi de US$ 3 bilhões.
A Volvo sustenta que essa é a maior atualização da linha de caminhões em sua história no Brasil. Os executivos da companhia manifestam entusiasmo com o lançamento, mesmo diante de um cenário econômico de muitas incertezas com relação ao próximo ano. “Independentemente de governo, vamos continuar crescendo”, reforça o diretor de Caminhões da Volvo, Bernardo Fedalto.
Os veículos chegam com acréscimo de 20% no preço em comparação à linha anterior. “Nossos veículos não são os mais baratos, mas com todos os benefícios que oferecem garantem um custo de t/km mais barato”, garante Fedalto. Ele afirma ainda que os novos caminhões são uma solução de transporte integrada, que atende as necessidades do mercado em diversos setores. “Infraestrutura, por exemplo, vai continuar crescendo. Não vai explodir, mas não vai ser ruim”, enfatiza.
A empresa informa que o desenvolvimento do projeto da nova linha consumiu seis anos de trabalho. Foram 18 milhões de km rodados, 25 testes de impacto destrutivos, mil horas de simulação em computação gráfica e 10 milhões de horas de engenharia.
Os novos caminhões da Volvo sairão da fábrica de Curitiba com diversos recursos tecnológicos, além de modernização do conjunto mecânico e na melhoria do conforto do motorista.
A ferramenta I-See é um dos recursos embarcados nos novos veículos da Volvo. Memoriza todo o trajeto realizado pelo caminhão e, ao passar novamente pela região, já aciona a caixa de câmbio para fazer as trocas de marcha de forma mais adequada aos trechos memorizados. Segundo a Volvo, esse recurso pode proporcionar economia de até 3% no consumo de combustível.
Outro item tecnológico que acompanha a nova linha é a conectividade. O FH e o FM, por exemplo, já saem de fábrica preparados para receber o aplicativo My Truck, que permite o acesso remoto pelo celular a diversas informações a respeito do veículo, como nível de combustível, óleo do motor e líquido do arrefecimento. Basta baixar o aplicativo na Apple Store ou no Google Play.
A empresa destaca que os novos caminhões estão focados nas principais necessidades do transportador. Entre elas, economia, disponibilidade, segurança, produtividade e conforto do motorista. “Pensamos no transportador e na pessoa que dirige.”
Com esse lançamento, a Volvo busca manter sua participação de mercado que, segundo a empresa, vem crescendo há seis anos. “Saímos de 12,8%, em 2008, para os atuais 21,1%, um avanço de mais de oito pontos percentuais”, afirma o presidente.
José Carlos Videira – Curitiba (PR)
Leia mais notícias sobre caminhões:
VW vai investir R$ 1,5 bi para renovar caminhões/ônibus
Soprano Hidráulica apresenta produto para caminhões sobre chassi
Volvo lança linha de caminhões e moderniza unidades fabris