A Toniolo, Busnello atingiu em junho a marca histórica de 200 km de túneis construídos ao longo de sua história iniciada em 1945. Criada a partir da união de esforços dos irmãos Joaquim e Germano Toniolo e do primo Octaviano Albino Busnello, a empresa começou realizando transporte de pedra para bueiros e obras de arte entre Bento Gonçalves e Veríssimo de Matos, na Serra Gaúcha. O primeiro túnel aberto pela construtora foi em 1948, no Morro São Luiz, próximo a Bento Gonçalves (RS).
Na década 60, foi executada a primeira obra fora do Rio Grande do Sul. Foram feitos nove túneis para o 1º Batalhão Ferroviário de Lages (SC), no Tronco Principal Sul. A partir de 1970, com o declínio da execução de túneis ferroviários no Sul, a empresa consolidou a expansão para outros estados brasileiros.
Este novo marco para obras fora do Rio Grande do Sul, foi a construção de sete túneis da Ferrovia do Aço, em 1975, em Congonhas do Campo (MG), perfazendo 3.154 m. Nesta época, houve uma qualificação técnica na sua equipe de profissionais, com a contratação de especialistas italianos que possuíam know-how mundial em escavações subterrâneas. Além disto, nesta mesma ocasião, a Toniolo, Busnello foi a empresa pioneira no Brasil ao adquirir a perfuratriz hidráulica, tipo Jumbo, para escavações subterrâneas.
Na década de 80, a Toniolo, Busnello iniciou os trabalhos de implantação e desenvolvimento de minas subterrâneas no País, o que acabou se tornando uma importante atividade para a empresa, onde pode aplicar seu expertise na construção de túneis. Destaca-se neste período a execução da Mina do Leão II, em Butiá (RS), com a implantação de mais de 8 km de galerias. Também neste ano adquiriu a primeira fresadora para escavação de túneis a frio, importada do Japão. Nesta mesma década, iniciou os trabalhos de numa mina subterrânea em Crixás (GO).
A partir dos anos 90, houve um incremento dos negócios com a execução de túneis para hidrelétricas em todo o Brasil, destacando-se: UHE Mauá (PR), UHE Monjolinho (RS), UHE Guaporé (MT), UHE Monte Claro (RS), PCH São João (MG), PCH Criúva e Palanquinho (RS), PCH Pipoca (MG), entre outras.
Nos anos 2000, participa em consórcio de um grande empreendimento do País com a contratação de 21 mil m de túneis, no projeto de transposição de água do Rio São Francisco.
Hoje a empresa possui a maior frota nacional de jumbos para escavação subterrânea, num total de 25 equipamentos, de dois e três braços, operando continuamente. Além disso, mantém equipamentos auxiliares, plataformas elevatórias, carregamento e transporte, sistemas de ventilação, entre outros. A Toniolo, Busnello possui trabalhos de infraestrutura em 11 estados, realizando obras de escavação subterrânea.
Fonte: Revista O Empreiteiro