3 linhas da CPTM serão concedidas via PPP

3 linhas da CPTM serão concedidas via PPP

Compartilhe esse conteúdo

O governo de São Paulo revelou que as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), serão concedidas à iniciativa privada por 25 anos. A medida foi publicada no Diário Oficial de 14 de novembro. Ela também prevê a concessão do Expresso Aeroporto, que conecta a Estação Barra-Funda até as proximidades do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Conforme o decreto, a empresa que vencer a concorrência internacional vai operar 29 estações e outras 10 que serão construídas, sendo que oito delas serão realizadas pela concessionária e duas pelo Metrô (Penha e Gabriela Mistral), além da adequação e reforma ou reconstrução das estações existentes.

A concessionária que ganhar será responsável pelos atuais 102 km de extensão das três linhas, mais 22,6 km que serão construídos. A Linha 11-Coral deve ser ampliada em 4 km, da Estação Estudantes até César de Souza; na Linha 12-Safira, a extensão será de 2,7 km, de Calmon Viana até Suzano; e na Linha 13-Jade, serão 10,4 km a mais, ligando Guarulhos a Bonsucesso, onde serão construídas quatro estações.

Ao todo, serão investidos R$ 13,3 bilhões. O leilão está previsto para 2025, sendo que o edital de concessão deve ser publicado até o final de novembro. Ao estabelecer a parceria público-privada (PPP), o Estado pagará para que o setor privado se responsabilize pela prestação do serviço nessas linhas. Segundo o governo, o objetivo da concessão é que sejam realizados investimentos, intervenções, requalificação, ampliação, adequação e modernização da infraestrutura do transporte por trilhos.

 


Compartilhe esse conteúdo