A Alcoa foi eleita a melhor do País na categoria Gestão de Mídia Impressa, com a Revista Juruti, e Empresa do Ano em Comunicação Empresarial na Região Norte e Nordeste, reconhecimento especial do Prêmio ABERJE 2008 pela atuação da Companhia junto à comunidade de Juruti, Extremo Oeste do Pará, onde está sendo implementada uma mina de bauxita. O prêmio, em sua 34ª edição, é concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial-ABERJE, a mais prestigiosa entidade do País que reúne empresas e profissionais ligados ao segmento.
Além da Revista Juruti, também o programa semanal de rádio Sintonia, produzido com patrocínio da Alcoa e há mais de um ano no ar em emissoras da região de Juruti, recebeu o prêmio de Gestão de Mídia Audiovisual na Região Norte e Nordeste.
Além de tratar das ações da Companhia no município paraense, esses dois meios de comunicação levam informações de utilidade pública para a população, tirando dúvidas, principalmente, nas áreas de saúde, meio ambiente e educação.
A Alcoa, por meio da comunicação, estabeleceu um processo ordenado e permanente de relacionamento entre o empreendimento em Juruti e as diversas partes interessadas, tendo como público principal a comunidade da região. Pesquisa do IBOPE, realizada em Fevereiro deste ano, aponta que 89% dos moradores de Juruti têm atitude favorável para com o projeto de mineração da Alcoa e também que os que recebem os produtos de comunicação da Alcoa têm boa aceitação da presença da Companhia no município.
A Empresa prioriza o diálogo e a comunicação comunitária para ajudar a promover o desenvolvimento sustentável do município. Como parte dos Planos de Controle Ambiental (PCAs), a comunicação social, com ênfase na comunicação comunitária franca e transparente, tem contribuído fortemente para a compreensão sobre a Alcoa e o empreendimento que se instala no município.
Distância – Os veículos de comunicação vencedores, produzidos pela empresa Temple, de Belém, consideram as longas distâncias percorridas para levar a revista e o programa às localidades rurais do município.
A Revista Juruti, considerada o melhor produto de comunicação do País na categoria Gestão de Mídia Imprensa, é um informativo mensal de oito páginas (210 x 310 milímetros) distribuído às comunidades rurais de Juruti, além de ONGs, autoridades políticas, parceiros institucionais e formadores de opinião. A revista está em sua 24ª edição, completando dois anos.
Introduzir uma revista no cotidiano das pessoas requereu uma análise de cenário e um planejamento editorial diferenciado, uma vez que cerca de 60% da população é analfabeta, semi-analfabeta ou detém no máximo a quarta série do Ensino Fundamental, como comprovou pesquisa do IBOPE. Com linguagem simples e acessível, a revista incentiva a leitura.
Equipes percorrem, de carro ou de lancha rápida, 55 comunidades rurais em áreas de lago ou planalto, fazendo a entrega da publicação.
buy zithromax online www.epsa-online.org/wp-content/languages/new/prescription/zithromax.html no prescription
São em média quatro dias e mais de 40 horas de viagem para que a revista chegue às mãos dos comunitários. Um trabalho que geralmente começa bem cedo e termina no pôr-do-sol.
É por meio da Revista Juruti que a dona de casa Luiza Silva de Souza tem acesso a informações sobre a Mina de Juruti e o município. “Sempre leio a revista e gosto muito. É uma grata novidade saber o que a Alcoa vem fazendo.
Apesar de morar em Juruti, não tenho como conhecer pessoalmente as comunidades rurais mais distantes, pois é preciso viajar de barco e isso demora muito”, diz, referindo-se à coluna “Cenário” da Revista Juruti, que a cada edição mostra o perfil de uma comunidade rural do município.
buy flexeril online www.epsa-online.org/wp-content/languages/new/prescription/flexeril.html no prescription
Já o programa de rádio Sintonia é veiculado todos os sábados em três cidades do Oeste do Pará: Santarém, Oriximiná e Juruti. Ao decidir criar esses dois produtos, a Alcoa pautou-se no princípio da transparência.
Fonte: Estadão