Votorantim Cimentos confirma expansão da capacidade de produção para atender demanda da construção

Anunciado em duas ondas – a primeira em agosto de 2007 e a segunda em junho de 2008 – o plano de expansão totaliza R$ 3,2 bilhões em investimentos para aumento de 60% na capacidade de produção no País, que saltará das atuais 25 milhões para 39 milhões de toneladas/ano até 2011, quando todas as novas unidades estiverem em operação plena. O impacto desse investimento engloba todas as regiões brasileiras e atende à crescente tendência de descentralização e interiorização do consumo de cimento no País. “Desde 2005, a Votorantim Cimentos registrou um crescimento acumulado da ordem de 40% nas vendas de cimento, que aumentaram de 14 milhões para aproximadamente 20 milhões de toneladas/ano”, ressalta o executivo.

Desde seu lançamento, o plano de expansão já contemplou as modernizações das fábricas de Santa Helena/SP, Itaú de Minas/MG e Sobradinho/DF, as reativações das unidades de Pinheiro Machado/RS, Cocalzinho/GO e Poty Paulista/PE, as inaugurações das moagens de Barcarena/PA, Pecém/CE e Aratu/BA – esta última prevista para o mês de novembro. Além disso, estão em ritmo acelerado as obras de construção das fábricas de Xambioá/TO, Vidal Ramos/SC, Porto Velho/RO, Baraúna/RN e Sepetiba/RJ, além de uma nova linha de produção em Salto/SP.

online pharmacy trazodone online with best prices today in the USA

Os investimentos ainda incluirão uma moagem em Imbituba/SC e novas linhas de produção em Rio Branco do Sul/PR, Sobradinho/DF e Nobres/MT (que também receberá um forno de pozolana, a ser inaugurado em julho de 2009).
buy nolvadex online https://nosesinus.com/wp-content/themes/dt-the7-child/languages/pot/nolvadex.html no prescription



Além dos investimentos em curso, a estratégia da empresa contempla as seguintes iniciativas: (1) suspensão das exportações de cimento realizadas pela fábrica de Laranjeiras/SE, de modo a priorizar o abastecimento nacional; (2) readequação da sua logística operacional, adotando operações de contingência transportando cimento a longas distâncias para suprir regiões com maior necessidade do produto; (3) importação em caráter temporário de cimento, até que as novas unidades atendam todas as demandas; e (4) estabelecer neste momento preço único referencial do cimento ensacado em R$ 14,00 em todas as fábricas integradas do País (aquelas que possuem forno para a produção do clínquer, matéria-prima básica para a produção do cimento). Este preço é válido para saco de 50 kg do cimento tipo CP-II na porta da fábrica (preço FOB), respeitando-se os lotes mínimos de compra e lotes de carregamento de cada estabelecimento.

A este preço devem ser acrescidos os custos de frete e a margem dos varejistas para se chegar ao preço final de balcão. Esta medida visa facilitar o acompanhamento de preços tanto pelas revendas de materiais de construção quanto pelos consumidores.

online pharmacy azithromycin online with best prices today in the USA

Nos próximos dias, um hotsite criado especialmente pela Votorantim Cimentos será lançado na internet informando o preço estimado de cimento em diversas cidades do País.

Região Sudeste
Na região Sudeste, a expansão foi iniciada pelas modernizações das fábricas de Santa Helena/SP e Itaú de Minas/MG, além de englobar a construção de uma nova moagem em Sepetiba/RJ (com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas/ano e previsão de iniciar operação em julho de 2009) e uma nova linha de produção na unidade de Salto/SP, que aumentará a capacidade desta fábrica em 1,7 milhão de toneladas/ano a partir do primeiro semestre de 2010. Ambas as obras já estão em execução.

Região Sul
Na região Sul, a expansão foi iniciada com a reativação da fábrica de Pinheiro Machado/RS, com capacidade de produção de 400 mil toneladas/ano. Já foi iniciada a construção de uma fábrica integrada em Vidal Ramos/SC, com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas/ano e previsão de operação em 2010 integrada a uma moagem em Imbituba, no litoral de Santa Catarina, com capacidade para produzir 300 mil toneladas/ano.

online pharmacy ocuflox online with best prices today in the USA
buy periactin online https://www.anylength.net/wp-content/uploads/2022/08/png/periactin.html no prescription pharmacy

A região também contará com uma nova linha de produção na fábrica de Rio Branco do Sul/PR, que acrescentará 2 milhões de toneladas/ano de cimento a partir do segundo semestre de 2011.

Região Nordeste
Na região Nordeste, a expansão foi iniciada com a reativação da unidade Poty Paulista/PE e a construção de duas moagens em Pecém/CE e Aratu/BA. Enquanto a primeira já está operando com capacidade de produzir 220 mil toneladas/ano, a segunda inicia a operação no próximo mês de novembro, com capacidade de fabricar 320 mil toneladas/ano de cimento. Além disso, já iniciou a construção de uma fábrica integrada em Baraúna/RN, com capacidade instalada de 1,5 milhão de toneladas/ano, que entrará em operação em setembro de 2009 (primeira fase).

buy symbicort online https://www.anylength.net/wp-content/uploads/2022/08/png/symbicort.html no prescription pharmacy



Região Centro Norte
Na regional Centro-Norte (que engloba as regiões Centro-Oeste e Norte), além da reativação da fábrica de Cocalzinho/GO, já em operação desde abril passado com 300 mil toneladas/ano de capacidade de produção, a expansão foi iniciada com a construção de uma moagem em Barcarena/PA e duas fábricas integradas em Porto Velho/RO e Xambioá/TO, que entram em operação a partir do segundo semestre de 2009. Também está prevista a construção de um forno de pozolana em Nobres/MT (com capacidade de 330 mil toneladas/ano e previsão de operação em julho de 2009), novas linhas de produção nas fábricas de Nobres/MT, que acrescentará 1 milhão de toneladas/ano de produção de cimento a partir do segundo semestre de 2010, e de Sobradinho/DF, que será entregue no primeiro semestre de 2011 e terá capacidade instalada de 2 milhões de toneladas/ano.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário