Quando estiverem totalmente finalizadas, instalações da B.Braun somarão 80 mil m² de área construída Gerenciada pela Tessler Engenharia, obra da primeira fase foi concluída no início deste ano; projeto total prevê 80 mil m² de área construída, até 2018, contemplando ainda fábrica e centro administrativo, em São Gonçalo (RJ)
Com 24,9 mil m² de área total construída, num terreno de 123,8 mil m², a edificação, que armazena produtos acabados e materiais inflamáveis, faz parte da primeira fase da obra do novo parque fabril da empresa no País, que deverá ficar pronto no segundo semestre de 2018.
O empreendimento, projetado pela Zanetinni Arquitetura, que abrigará ainda uma fábrica de dispositivos médicos e um centro administrativo, representa investimento da ordem de R$ 346 milhões. De acordo com a B. Braun, quando finalizadas, suas instalações no Ciesg serão as maiores da multinacional em toda a América Latina, com aproximadamente 80 mil m² de área construída.
De acordo com o engenheiro Théo Silveira, diretor executivo da Tessler Engenharia, responsável pelo gerenciamento de projeto e obras do empreendimento, o armazém logístico foi erguido em estrutura metálica, com pé-direito de 18 m.
buy zoloft online healthcoachmichelle.com/wp-content/languages/new/zoloft.html no prescription
Internamente, possui três andares de mezaninos em laje tipo steel deck. Segundo Silveira, por tratar-se de uma edificação com 18 m de altura, “a estrutura metálica foi a mais adequada ao projeto”.
No total, foram utilizadas na obra 1.758 t de estruturas metálicas, além de 3.446 m³ de concreto. A edificação da fase 1, iniciada em março do ano passado e concluída em fevereiro deste ano, foi realizada, em média, por cerca de 200 funcionários. Segundo Silveira, no pico da obra, esse número chegou a dobrar.
Piso com planicidade zero facilita operação de empilhadeiras
A cobertura, relata o engenheiro, foi feita em telhas zipadas com forro em material que garante o isolamento termoacústico. Para o fechamento lateral do prédio também foram utilizados painéis termoacústicos, com estrutura tipo “sanduíche”, com núcleo isolante de 70 mm em poliisocianurato (PIR). Segundo Silveira, como o armazém se destina a estocar produtos farmacêuticos, o projeto previu temperatura máxima de 30°C e zero de umidade relativa do ar.
Planta do primeiro pavimento da edificação
Para garantir o tráfego de empilhadeiras, o piso do armazém logístico da B. Braun mereceu atenção especial no projeto. Com 16 mil m² de área, o piso em concreto foi estruturado em fibra com resistência para até 10 t/m², com planicidade zero, também para facilitar a operação das empilhadeiras.
Para a região onde se localizam as docas, o piso foi confeccionado em concreto armado. Nas áreas de circulação, utilizou-se blocos inter-travados. Em ambos os casos, a Tessler empregou materiais dimensionados para suportar o tráfego e manobras de veículos pesados em operações de carga e descarga no armazém logístico da B. Braun.
Todas as instalações do futuro Parque Fabril B.
buy sildenafil online healthcoachmichelle.com/wp-content/languages/new/sildenafil.html no prescription
Braun, segundo a empresa alemã, serão conduzidas conforme as premissas de construção do Green Building Council. Seguirão os princípios de ecoeficiência e sustentabilidade necessárias para a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design). “O objetivo é construir um parque industrial moderno e sustentável para atendimento às necessidades do mercado de saúde”, enfatiza a empresa.
De acordo com a Tessler, o projeto prevê o reúso de águas pluviais e águas servidas, com tanque de retardo de 1 milhão de litros.
Um grupo gerador, com capacidade de 1.000 KVA, vai operar durante o período de ponta para abastecer 100% da energia elétrica do empreendimento.
Terraplenagem
Os serviços de terraplenagem na área onde está situado o empreendimento foram iniciados em março e finalizados em agosto de 2013. Segundo Silveira, o terreno onde foi construído o armazém logístico B.
buy wellbutrin online healthcoachmichelle.com/wp-content/languages/new/wellbutrin.html no prescription
Braun estava sujeito a alagamento. “Por exigência da seguradora, foi necessário providenciar a elevação de 1,7 m em relação ao nível da rua, até atingir a cota de 17,20 m”, afirma.
Toda fundação profunda do terreno foi realizada com estacas tipo hélice contínua. Os serviços de fundação duraram seis meses. Iniciados em setembro de 2013, foram entregues em março do ano passado.
O estaqueamento da fase 2 do empreendimento, que compreende a construção da unidade de produção, segundo o engenheiro da Tessler, está previsto para começar em agosto e terminar em dezembro do ano que vem. “Assim como na fase 1, também será executado em hélice contínua.” As obras dessa outra fase devem ter início em janeiro de 2017, com término previsto para julho de 2018.
Ficha Técnica – Armazém Logístico B. Braun em São Gonçalo (RJ)
– Propriedade: Grupo B. Braun
– Segmento: Laboratório
– Valor: R$ 137 milhões
– Área do terreno: 123.814,78 m²
– Área construída: 24.942,80 m²
– Início da obra: março de 2014
– Conclusão da obra: Fevereiro de 2015
– Gerenciamento de projeto e obras: Tessler Engenharia
– Projeto de arquitetura: Zanetinni Arquitetura
– Principais fornecedores: Medabil, DanicaZipco, Mecalux, Trox, Daikin, ABB, WEG e Alfa Elevadores
Fonte: Revista O Empreiteiro