3ª geração continua tradição que detém recordes

Moema Pará Noronha segue a tradição herdada da avó e do pai e mantém a empresa à frente de empreendimentos arrojados

Com presença forte, atuando em frentes de trabalho mais amplas que aquelas do período do avô, Antônio Alves de Noronha, e do pai, Antônio Alves de Noronha Filho, a engenheira comanda o escritório que projetou a primeira ponte estaida do Brasil e concebeu o projeto do túnel  de metrô para ligar as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, sob a Baía de Guanabara.

A história da empresa remete ao ano de 1932, quando foi fundado, no Rio de Janeiro, o Escritório d Cálculo Antônio Alves de Noronha. O professor e engenheiro Antônio Alves de Noronha começava, ali, uma trajetória de ascensão e de valorização da engenharia calculista no País.

As obras que ele calculou fizeram época. Participou, por exemplo, do projeto para a construção do Estádio “Mario Filho”, o Maracanã, onde se realizou a célebre Copa de 1950, até hoje (2010) é considerado o maior estádio de futebol do mundo. O engenheiro desenvolveu também o projeto da ponte Ernesto Dornelles, no rio das Antas. Com vão livre de 186 m, 287,7 m de extensão e 46 m de altura, foi a maior obra de arte do gênero na América Latina. Situa-se entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis, no Rio Grande do Sul. É considerada, ainda, obra indutora do progresso na região e um ícone da engenharia brasileira.

 

*Projeto Prosamim em Manaus (AM)

 

Mas o tempo passou e, com a morte do fundador, seu herdeiro, Antônio Alves de Noronha Filho, assumiu, em meados da década de 1960, o escritório de cálculo. Provou que não herdara apenas o escritório, mas o talento e a criatividade paternos. Além de elaborar projetos para a Companhia Siderúrgica de Tubarão, Açominas, Porto do Recife, Companhia Siderúrgica nacional e plataformas offshores, ele deixaria o nome vinculado a uma das maiores obras engenharia do mundo: a Ponte Rio-Niterói, com 14,32 km de extensão. A partir de então, o escritório de cálculo adquiriu o status de grande consultora de engenharia, com o nome Antônio A. Noronha – Serviços de Engenharia.

 

 

A 3ª geração

Quando a engenharia Moema Pará Noronha começou a presidir a empresa, que ampliou o leque de serviços oferecidos, passando a atuar também nos segmentos de hidrologia, irrigação, saneamento, energia, plantas industriais e metrôs, então já sob o nome de Noronha Engenharia S.A.

 

*Moema Pará Noronha – presidenteda Noronha Engenharia S.A

Uma das obras marcantes desse novo período foi o projeto da ponta rodoviária construída sobre o rio Paranaíba, construída na BR-497, entre os estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Com 662,7 m de extensão, 16 m de largura e vão central com 350 m, ela foi a 1ª ponte estaiada construída no Brasil.

Sob comando da engenharia Moema, outros projetos honram a memorai do avô e do pai: o túnel metroviário sob a Baía de Guanabara, que será escavado com o uso de máquina shield; o projeto da Linha Amarela (lote 2), no qual se encontra o túnel da Covanca, apontado como um dos maiores túneis urbanos do mundo; a estação metroviária e Passarela Cidade Nova no metrô carioca e projetos também na Refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, em Pernambuco.
 

Fonte: Padrão

Deixe um comentário