Energy Forum Nordeste discute projetos de energia para a região

Compartilhe esse conteúdo

Os investimentos em projetos de energia no nordeste estarão em debate na primeira edição do Energy Forum Nordeste, encontro que a IBC promoverá nos dias 13 e 14 de abril, em Recife. Executivos dos governos de Alagoas, Ceará, Pernambuco e Piauí, além de representantes da Câmara dos Deputados, Sudene, grandes empresas e associações, falarão sobre as políticas de incentivo para o setor e trarão ainda detalhes sobre projetos de geração a partir de fontes renováveis. Completa a programação um workshop sobre gestão de riscos nos contratos de comercialização de energia.

Um dos destaques Energy Forum Nordeste será o painel de abertura que reunirá diversos executivos de governos da região. O tema será o desenvolvimento energético do nordeste e estarão presentes o secretário-adjunto de Minas e Energia de Alagoas, Geoberto Espírito Santo, o coordenador geral de relações institucionais do Piauí, Sérgio Vilela, o secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, e o coordenador de energia do Ceará, Renato Ribeiro. Também participa do encontro o deputado federal Fernando Ferro (PT-PE).

Outro painel trará a visão dos empreendedores em hidreletricidade, temeletricidade, energia eólica, energia solar, energia nuclear e cogeração. Participarão dos debates o assessor da presidência da Eletronuclear, Carlos Mariz, o presidente executivo da Brennand Energia, Mozart Araújo, o diretor da APMPE e do Grupo Guascor, James Mattos, e o diretor presidente da Chesf, Dilton Oliveira. Em pauta, os desafios na viabilização de novos negócios, definição de tecnologia e eficiência energética. Também serão analisados os investimentos em usinas de médio porte e PCHs, o fomento de novos negócios em energia eólica e a expanão dos projetos de biomassa.

Outro destaque será a discussão em torno da oferta de crédito e os critérios para obter financiamento para projetos de energia e inovação tecnológica no nordeste. Estes assuntos serão analisados pelo diretor de gestão de fundos, incentivos e atração de investimentos da SUDENE, Cláudio Vasconcelos Frota. Completam a programação as palestras da Brookfield Energia Renovável, Sindaçúcar – PE e COGEN sobre oportunidades para projetos de carbono, suprimento de energia para novos investimentos em infraestrutura e potencial da bioletricidade para suprir a demanda de energia elétrica.

Um workshop liderado pela Delta Energia encerrará os trabalhos. O superintendente da companhia, Mateus Andrade, falará sobre gestão de riscos nas negociações e contratos de comercialização de energia.Também serão apresentadas as particularidades dos contratos para consumidores de energias renováveis, formação do preço de energia e oportunidades diante do cenário econômico atual.

O Energy Forum Nordeste é promovido pelo Informa Group Latin America com a marca IBC e conta com o patrocínio da Delta Energia e Nuclep. A programação completa está no site www.informagroup.com.br/energia

Fonte: Estadão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário