A 1ª plataforma offshore

Procedimentos rigorosos na sua execução

Por fim, ressalta-se também uma das principais experiências na construção de plataforma de petróleo nacional, que se deu no início dos anos 1980. A plataforma metálica de Pampo, desenvolvida para a Petrobras, em Candeias (BA), obedeceu a um rigoroso sistema de qualidade, com procedimentos relacionados em manual próprio.

A plataforma foi projetada para prospecção de petróleo na Bacia de Campos e possuía 137 m de altura, 68 m x 68 m de seção inferior e 68 m x 44 m de seção superior.

Foram instalados 12 módulos no seu convés, envolvendo tanques para armazenagem de óleo, água potável e lama, tubulação, salas de controle, laboratório, acomodações, heliporto, gerador etc.

Os procedimentos mais relevantes, referentes à construção e controle de qualidade, levaram em conta todos os ensaios não destrutivos, inspeção dimensional, construção de jaquetas e identificação de soldadores e operadores de juntas soldadas.

A plataforma de Pampo seria considerada de dimensões modestas, se comparada com as unidades atuais. Mas a experiência da engenharia brasileira neste tipo de construção começou a se formar ali.

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário