Sidônio Porto*
Oser humano ao longo de sua trajetória, num jogo de erros e acertos, sempre buscou a melhor condição possível para sua sobrevivência. Desde as cavernas até nossos dias, com a utilização de tecnologia em maior ou menor grau, continuamos aprendendo e certamente nos adaptaremos às novas circunstâncias de tempo, lugar ou de maior ou menor recursos.
A história tem exemplos que podem nos auxiliar quando da implantação de novos núcleos urbanos: evitar áreas sujeitas a inundação, deslizamentos, etc. e realizar uma arquitetura coerente com a nossa cultura e geografia.
Com o acervo de experiências já acumuladas até nossos dias podemos concluir que grandes catástrofes, sobretudo as dos últimos tempos, se devem à imprevisão, temeridade e leniência, entre outras causas, das autoridades responsáveis pela ocupação do território.
No entanto, o explosivo crescimento populacional e o aumento da ação predatória do homem nos traz hoje, o desafio das mudanças climáticas colocando em grande destaque a questão da sustentabilidade. podemos contribuir muito para um equilíbrio buscando uma arquitetura mais ecoeficiente, adequada e integrada ao nosso meio.
A imagem ideal de uma edificação nos dias de hoje, do ponto de vista da sustentabilidade, seria aquela de um prédio executado com materiais certificados, leves e isolantes, além de ser autosuficiente em termos de energia e de parte da água para consumo, com captação de águas pluviais e tratamento de esgotos para reuso, etc.
Outro ganho para o momento em que vivemos seria o desenvolvimento dos conceitos de industrialização das edificações, evitando improvisações e desperdícios nos canteiros de obra que seriam praticamente transformados em área de montagem. além disso o desenvolvimento de trabalhos em equipes multidisciplinares promoveria maior presença e valorização de profissionais nas áreas de projeto, de geologia, do clima, da sociologia, da biologia, etc, competentes e responsáveis nas decisões e soluções adequadas aos problemas, cada vez maiores, de nosso tempo.
*Sidônio Porto é arquiteto com numerosos projetos construídos no País, premiado aqui e internacionalmente, com sua história e obras divulgados no livro Sidônio Porto, um intérprete de seu tempo.
Fonte: Estadão