Em mais uma contribuição, para comemorarmos os 50 anos de atividades da revista O Empreiteiro, estamos publicando esta linha do tempo. É um documento histórico no qual referenciamos algumas das mais representativas obras da Engenharia brasileira nos segmentos dos Transportes e Energia, construídas ao longo dessas décadas.
Cada obra é uma história que a revista contou em suas páginas, em reportagens técnicas realizadas in loco. O conjunto compõe um painel das experiências que a Engenharia brasileira pode acumular em sua trajetória, nos diversos ciclos econômicos. Foram anos em que ela conseguiu mobilizar equipes multidisciplinares, treinar mão de obra, estimular a indústria de máquinas, equipamentos e insumos e desenvolver projetos, desde a fase dos estudos de viabilidade técnico-econômica até o acabamento das obras e sua entrega para operação comercial. Em muitas delas, acompanhamos o trajeto desde as sondagens, ensaios em modelo reduzido, execução das fundações, concretagem e acabamento.
Com as referências documentadas na linha do tempo queremos prestar nosso tributo aos engenheiros de todas as áreas, aos geólogos e aos empreendedores em geral, estendendo nossa homenagem também à multidão de operários anônimos, que nos canteiros de obras espalhados pelas mais diversas regiões brasileiras, ajudou a construir o Brasil que hoje temos.
As edições da revista O Empreiteiro, desde o seu nº 1, até aqui, foram a base a partir da qual montamos essa linha do tempo. Agradecemos aos nossos colaboradores, leitores, fornecedores e amigos as contribuições, de todos os níveis, com as quais nos prestigiaram e nos estão estimulando para novas ousadias e novas reportagens, nos próximos 50 anos. A linha do tempo não está completa. Estamos trabalhando para reparar omissões.
Os próximos encartes da Linha do Tempo da Infraestrutura Brasileira trarão as obras da indústria do petróleo, de saneamento e as obras urbanas, inclusive pontes, viadutos e edificações notáveis.
Dos editores da revista O Empreiteiro
Fonte: Estadão