Responsável pelo transbordo de petróleo no terminal do Porto do Açu em São João da Barra (RJ), a Açu Petróleo anunciou nesta segunda, dia 02, sua expansão para novos negócios e a mudança de nome para Vast Infraestrutura. Segundo a empresa, a decisão pela mudança se deve à crescente demanda por novas fontes de energia . Além da transição energética, a Vast anunciou o investimento de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões na construção de um duto que vai ligar o terminal portuário à malha dutoviária da Petrobras, além de parque de tancagem.
O empreendimento vai expandir a atuação da empresa, que é controlada pela Prumo Logística. A notícia sobre o investimento e construção do duto foi dada em entrevista ao jornal O Valor com o presidente da companhia, Victor Bomfim.
“Pretendemos ir para novos horizontes, expandir para além do Açu, com as novas conexões dutoviárias, e começar a movimentar outros líquidos”, disse Bomfim.
A Vast assinou, no começo deste ano, acordo prévio de interligação com a Petrobras e a Transpetro, para construir o duto que vai se estender entre o Porto do Açu e a malha existente da estatal. O ponto de conexão será o Terminal de Cabiúnas, em Macaé (RJ). O oleoduto terá cerca de 40 quilômetros de extensão e vai permitir que o petróleo movimentado no Açu chegue à Refinaria Duque de Caxias (Reduc) e à Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais.
As obras do duto estão previstas para começar entre o fim deste ano e o início de 2023.