A Alstom Hydro, líder do setor no Brasil com 35% do mercado de energia hidroelétrica no país, ganhou um contrato avaliado em mais de ?300 milhões (R$ 934 milhões de um contrato no valor total de R$ 1,95 bilhão) para fornecer parte dos equipamentos para a usina hidroelétrica Jirau, que inclui turbinas Bulbo e geradores.
Localizada no Rio Madeira, a 135 km da cidade de Porto Velho na região norte do Brasil, a usina hidroelétrica Jirau terá capacidade de gerar 3.300 MW e inicia sua operação em 2012.
O contrato de Jirau, que será registrado no quarto trimestre do ano fiscal de 2008/2009, vem depois de outro contrato fechado pela Alstom Hydro em 2008 para equipar a usina hidroelétrica Santo Antônio de 3.
buy xenical online www.mydentalplace.com/wp-content/languages/new/generic/xenical.html no prescription
150 MW. Ambos os projetos fazem parte do plano de desenvolvimento da infra-estrutura brasileira, os projetos do Rio Madeira.
O contrato foi assinado entre Alstom Hydro, líder do consórcio para a produção de equipamentos que inclui a Voith Siemens e a Andritz Va Tech, e a empresa investidora pelo projeto Jirau, a Energia Sustentável do Brasil, que inclui a GDF SUEZ, líder do consórcio com 50,1% de participação, a CHESF (20%), a Eletrosul (20%) e a Camargo Correa (9,9%).
O consórcio liderado pela Alstom deve projetar, fabricar e fornecer um total de 28 x 75MW unidades geradoras do tipo Bulbo*, das quais 10 turbinas e 17 geradores serão de responsabilidade da Alstom Hydro, além de 28 reguladores de velocidade, sistemas de monitoramento, barramentos blindados e aparelhos de proteção contra sobrecarga; o que representa cerca de 48% do contrato. O escopo do contrato também inclui a supervisão de montagem e comissionamento. A maior parte dos equipamentos será fabricada no Brasil, especialmente as turbinas e geradores, que serão produzidos na unidade da Alstom Hydro em Taubaté**.
buy antabuse online www.mydentalplace.com/wp-content/languages/new/generic/antabuse.html no prescription
* As turbinas Bulbo são apropriadas para baixas quedas de água e soluções hidroelétricas que aproveitam da correnteza do rio, como nas usinas Santo Antônio e Jirau. Essas unidades oferecem muita eficiência por estarem totalmente submersas na água e serem capazes de lidar com grandes variações no fluxo de água, comum na região amazônica. Centenas de unidades Bulbo fabricadas pela Alstom Hydro estão em operação no mundo inteiro. Alguns exemplos incluem: Canoas I e II em São Paulo, Igarapava, em Minas Gerais; Rock Island nos EUA; Chautagne/Belley na França; Qiao Gong, Tong Wan na China.
Outras das principais referências da Alstom Hydro no Brasil incluem Itaipu, Tucuruí, Porto Primavera, Estreito e Foz de Chapecó.
** A unidade de Taubaté possui uma área construída de 81.000 metros quadrados, e junto com a fábrica de Tianjin, China, representa um dos maiores centros globais para produção de equipamentos para o setor hidroelétrico da Alstom Hydro.
A unidade fabrica a linha inteira de produtos da empresa, entre os quais turbinas de todos os tamanhos, geradores e equipamentos hidromecânicos.
A fábrica conta com 780 funcionários, com capacidade total anual de aproximadamente 1.250.000 horas. Os produtos de Taubaté estão presentes nos projetos de exportação, como por exemplo, Três Gargantas, na China; Merowe, no Sudão; e Sunbasiri, na Índia, e também abastecem os mercados hidroelétricos locais do Brasil e da América Latina.