A ampliação do terminal portuário na Baía de Todos os Santos, em Salvador (BA), esta prevista para ser concluída em junho deste ano. O projeto foi desenvolvido pela EGT Engenharia e gerenciado pela Concremat.
O porto passará de um berço para dois berços, com 17 m de profundidade cada; o atual berço em operação possui já 15 m. O berço possuirá para atracação/amarração de navios até 155 000 DWT com estacas metálicas tubadas, sendo as estacas verticais somente cravada e as inclinadas com pino em rocha residual.
Com a ampliação poderão operar navios de grande porte, como a classe “new panamax” que atracam apenas em alguns portos brasileiros – como Santos (SP), o maior do país.
Os “new panamax” são embarcações com 367 metros de comprimento, 52 metros de largura e calado de 15,2 metros. Para navios de até 340 metros de extensão, o calado poderá ser mais profundo, de 15,4 metros.
A ampliação proporcionará novas possibilidades para receber ou enviar mercadorias ao mercado internacional pelo porto da capital baiana.
Estágio Físico da Obra (%): 65%
Fonte: EGT Engenharia