Com mais de 1 milhão de metros quadrados, o terreno da ex-fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, e vendido para a empresa americana de galpões Prologis, deve abrigar um centro logístico estimado em mais de R$ 2 bilhões. A empresa americana finalizou a transação do espaço na última semana, no valor de R$ 850 milhões. O terreno pertencia a dois fundos imobiliários, o SJ AU Logística, que detinha 75%, e outro do BTG Pactual, com os 25% restantes. A Ford vendeu o local em 2019 quando decidiu sair do Brasil e se desfez de vários ativos, incluindo um na Bahia e outro em Taubaté (SP).
O terreno estava sendo usado em locações menores para alguns inquilinos, como uma antena de celular. A venda do terreno ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A Prologis ainda não divulgou oficialmente a aquisição. A notícia foi veiculada no Jornal O Estado de São Paulo.
A empresa de desenvolvimento e administração de galpões logísticos possui sede em São Francisco, na Califórnia, e investe no Brasil desde 2008, em locais como Cajamar, e possui uma joint venture com o grupo canadense Ivanhoe Cambridge para fazer galpões logísticos no mercado brasileiro. O CEO para o Brasil, Armando Fregoso, foi promovido ao comando de toda operação na América Latina no começo de 2024.