Apoio tecnológico

Máquinas trabalham ainda na finalização da etapa de terraplenagem da área que será ocupada pelo aeroporto privado. O asfaltamento da pista já teve início, assim como a construção do terminal.

O aeroporto promete ser sustentável e equipado com alta tecnologia. “É um empreendimento em que todos os setores se comunicam através de fibra ótica. Teremos uma TV interna pela qual todo mundo se fala, troca informações”, explica Penido.

Um dos diferenciais do projeto é a solução utilizada para dimensionar e monitorar os trabalhos, inclusive no volume de terras e na compensação, considerado uma etapa complexa do empreendimento. O software Autocad Civil 3D foi utilizado para o desenvolvimento dos projetos da infraestrutura.

Essa ferramenta, baseada na tecnologia BIM, ajudou a coordenar o design das pistas, sistemas de drenagem e como seriam estabelecidos os critérios ambientais em todo o seu entorno, inclusive para a preservação da bacia hidrográfica.

Com o software foi possível ainda identificar e encontrar soluções para as interferências e manter atualizada a documentação do projeto.

Neste processo, as informações são previamente carregadas no coletor de dados, que sinaliza as posições das diferenças de níveis, terraplenagem, redes de drenagem, água e esgoto.

Essas informações são direcionadas para o computador, que calcula o volume, os trechos que foram já escavados, os trechos já aterrados etc. O controle da qualidade do solo também faz parte desse processo, com a realização de testes de umidade, impermeabilidade, granulometria, entre outros, com o objetivo de se obter uma compactação adequada.

Durante esta primeira etapa de terraplenagem foi movimentado um total de 4,7 milhões m³ de terra. “Não foi tirado nem colocado nenhum caminhão de terra na obra. Tudo aqui dentro é só movimentação”, explica Patrícia Andrade, coordenadora de vendas da Aerovale.

Pela aplicação dos softwares nesta obra, o projeto conquistou “Menção Honrosa” entre os melhores projetos em todo o mundo na premiação Autodesk Excellence in Infrastructure Competition 2012.

Ficha técnica – Aerovale

Idealização: Penido Construtora e Pavimentadora
Projeto arquitetônico: Balonas e Menano
Rede de drenagem e esgoto: Nova Era Pré-Moldados
Contenção: Geosoluções

Informações topográficas e geoespaciais: Santiago & Cintra / Trimble

Software BIM Autodesk Civil 3D

Projeto de infraestrutura: Tecgraf

Rede de fibra ótica: Engenet (projeto)

Controle tecnológico e metodologia de compactação da base: Marson Engenharia

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário