Arenas usam escoramento desenvolvido na Alemanha

O sistema de escoramento de alumínio Alumills, que está sendo utilizado na Arena Pernambuco (Recife) e no Estádio Nacional Mané Garrincha (Brasília), que receberão jogos da Copa 2014, tem como um de seus atributos a capacidade para sustentar até 14 t por poste, o que representa mais que o dobro da capacidade de carga dos produtos até então disponíveis no mercado nacional.

O Alumills foi desenvolvido pela empresa alemã NOE e trazido para o Brasil pela Mills. Segundo a empresa, ele combina a leveza do alumínio com a alta resistência do sistema, o que proporciona elevada produtividade, fruto da menor concentração de peças necessárias à montagem.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Capacidade de carga: 14,3 t
Material: escoras de alumínio
Comprimento (m): 1,90 – 3,00 / 2,20 – 4,00 / 4,00 – 5,80
Treliças (mm): 420 x 1.200 / 955 x 1.555 / 750 x 2.100 / 630 x 2.400
Extensão (m): 1,50 / 2,50 / 5,00
Cargas admissíveis (t): 2,25 a 14,30

Arena Pernambuco

O Sistema Alumills vem sendo utilizado como solução em diversas estruturas da nova Arena Pernambuco. No Setor Sul, ele vem garantindo ganho de produtividade. Uma vez montado com o uso de guindaste, ele consegue vencer o desafio do alto pé direito da estrutura.

Já nos reservatórios enterrados, a empresa utilizou o Alumills com o Sistema Millsdeck, aliando a leveza do equipamento à praticidade do sistema de painéis nas lajes com o reescoramento embutido.

A Mills ainda destaca o uso das fôrmas ALU-L (sistema de painéis de fôrmas de alumínio) nas laterais de viga, pela sua leveza e grande produtividade, características que são possíveis por ser uma solução 100% em alumínio. Para os pilares, a solução escolhida foi o sistema de fôrmas Aluma. Em função da grande repetitividade da operação, do excelente acabamento do concreto, da elevada camada de concretagem e ciclos muito rápidos, esse tipo de fôrma foi a solução com o melhor custo/benefício para esse trecho.

Estádio Nacional de Brasília

O sistema Alumills também servirá para atender às complexas estruturas do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Para a obra, a Mills desenvolveu uma forma metálica circular especial para se adequar às características específicas dos pilares, principal característica do estádio.

Além disso, a obra vem utilizando as fôrmas ALU-L nos blocos e pilares. O emprego do sistema Alumills de escorões de alumínio tem sido fundamental para que a obra seja executada no prazo e com economia de mão de obra. Ele permite a montagem do sistema na horizontal e seu posterior içamento com gruas ou guindastes. Depois de erguidas, as torres do sistema podem ser movimentadas livremente para outras etapas da obra.

Outros estádios

A Mills também está presente, com seus produtos e serviços, em outros estádios que estão sendo reformados para a Copa do Mundo de Futebol.
Para os estádios do Maracanã (Rio de Janeiro), Pantanal (Cuiabá) e Fonte Nova (Salvador), a empresa fornece sistema de fôrmas, escoamentos e andaimes.
E para o Mineirão (Belo Horizonte) e as arenas da Amazônia (Manaus) e das Dunas (Natal), a Mills fornece sistema de fôrmas.

Deixe um comentário