A atividade da indústria paulista cresceu 1,4% no mês de fevereiro, sem ajuste sazonal, de acordo com levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Com ajuste sazonal, o aumento foi de 1,5%. Na comparação de fevereiro deste ano com igual período de 2007, houve elevação de 13,1%.
Segundo o diretor do Departamento de Pesquisas Econômicas da Fiesp, Paulo Francini, esse resultado “mostra que a indústria está fazendo o que se espera que ela faça”.
Nos dois primeiros meses do ano, o aumento da atividade da indústria paulista foi de 12,9% ante o mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 7,5%.
“A indústria tem apresentado taxa de crescimento forte, fruto da demanda e do aumento da capacidade produtiva, alimentado pelos fortes investimentos realizados em máquinas e equipamentos, o que nos dá um panorama de continuidade de expansão”, disse Francini.
O nível de utilização da capacidade instalada (Nuci), sem ajuste sazonal, foi de 81,9% em fevereiro, contra 81,8% em janeiro. Em fevereiro do ano passado, o índice foi de 79%. “Quando o Nuci está num nível vigoroso como este inspira maior produtividade, eficiência da indústria, induz a um crescimento continuado da capacidade produtiva”, afirmou o executivo.
Fonte: Estadão