Como seria o banco do futuro se o futuro fosse neste momento? Foi a partir desta premissa que o banco Bradesco se uniu à YDreams, empresa global especialista em interfaces naturais, para criar um ambiente inovador que acabasse com o vácuo entre a realidade e o que se vê na internet.
O conceito da ideia foi pautado na interatividade e no uso da tecnologia no dia a dia para facilitar as relações e otimizar o tempo. Em outras palavras, o objetivo da YDreams, em sintonia com as necessidades do cliente, foi criar um local onde é a tecnologia que se adapta às necessidades do cliente e não o cliente às possibilidades da tecnologia. Assim foi criado o espaço Bradesco Next, um projeto que não tem similares no mundo e que surpreende pelo avanço tecnológico, design elegante e proposta realmente inovadora – tudo isso para reiterar a vocação do Bradesco em ser o banco mais inovador e visionário do Brasil.
Do começo ao fim do passeio pelo Bradesco Next, instalado no shopping JK Iguatemi – considerado o mais contemporâneo e inovador do Brasil – o visitante poderá usufruir de uma sequência de experiências capazes de agradar dos jovens aos mais velhos. O espaço não possui portas, bastando se aproximar para já estar dentro. Conteúdos atualizados em tempo real e que reagem ao movimento de quem passa dão as boas vindas a quem quiser chegar. Na parede multi apps, que utiliza o máximo da resolução das telas, impressionantes 4x full HD, é possível consultar diferentes temas.
“O espaço Bradesco Next é o mais emblemático dos projetos da YDreams. Isso porque ele representa a síntese daquilo que podemos e sabemos fazer: unir tecnologia inovadora, design de ambientes conceituais e visão de negócios para o cliente”, explica Karina Israel , Diretora Executiva da YDreams Brasil.
Como a proposta no mundo Next é descomplicar, planejar o futuro é totalmente possível e fácil. A parte dedicada ao “Ciclo de Vida” mostra quais os padrões de consumo ideais a seguir de acordo com o perfil, situação financeira e interesses do cliente. Para isso, ele tem apenas que selecionar os simuladores de acordo com as suas necessidades específicas e aguardar as informações no email ou por identificação biométrica.
Outro marco de inovação do espaço são os caixas de autoatendimento, ou ATM´s Next, que surpreendem desde a posição da máquina, à disposição da interface e interação touchscreen do cliente com o equipamento e a presença de dispositivos contactless. No ATM do Bradesco Next, a fila não se forma nas costas dos clientes, o que garante sua privacidade. Além disso, os comprovantes de transações de transferência são enviados por e-mail. E, alinhado aos grandes eventos esportivos, todas as transações são disponibilizadas na opção nos idiomas português, inglês e espanhol.
Além deste, vale destacar a “Sala de Atendimento One to One”. Ali, quando um cliente se aproxima para conversar com um consultor digital, o vidro automaticamente fica fosco para garantir sua privacidade. Junto ao consultor, ele encontra toda a informação de forma clara e transparente e, além disso, pode solicitar uma videoconferência com um especialista de investimentos. O profissional solicitado aparecerá em tempo real em uma tela de alta definição para esclarecer eventuais dúvidas sobre este tema.
“O desafio foi criar um espaço inovador para se relacionar com nosso cliente, um local onde a tecnologia se adapta às suas necessidades, de forma interativa, como imaginamos será o futuro da relação da agência bancária com o cliente”, explica Candido Leonelli, diretor executivo do Bradesco.
Caso o visitante queira relaxar em meio a tanta modernidade, ele pode recorrer à “Mesa Lounge”. Trata-se de uma mesa de apoio com tela embutida que se transforma numa superfície tátil. A um toque o cliente pode pedir uma água, ver revistas, conhecer ofertas culturais, entre outros, no melhor estilo “Os Jetsons”.
Tudo isso é possível porque a YDreams não utiliza as ferramentas disponíveis no mercado para alcançar o objetivo do cliente. A empresa cria as soluções. A YDreams conta com uma equipe multidisciplinar que envolve profissionais de criação, direção de arte, programação, eletrônica, mecânica, desenho industrial, design de interiores, redação, roteiro, produção de vídeos, infraestrutura, entre outros. Graças a isso, muda o conceito de interatividade diária, desenvolvendo soluções integradas que dão ênfase total para o usuário.