Com previsão para enchimento do reservatório no mês de setembro de 2023, a Barragem de Montegrande, projeto de responsabilidade da Intertechne Consultores, foi marcada por diversos desafios até a sua entrega. Localizada no Rio Yaque del Sur, na região sudoeste da República Dominicana (Ilha de La Española), na província de Barahona, a obra teve início em 2018 com um obstáculo formidável: controlar inundações. Por se tratar de uma região que é rota de furacões, as inundações na região eram frequentes, o que foi o principal motivador da construção do empreendimento.
Além disso, o reservatório formado em Montegrande tem também outros usos, como irrigação, abastecimento de água potável, turismo, pesca e, num futuro próximo, será responsável também por geração de energia em uma pequena central. “É um projeto muito importante para a região, que mostra como barragens e seus reservatórios exercem um papel fundamental no bem-estar de comunidades ao redor do mundo. Um dos desafios para nós foi determinar o tamanho do reservatório levando em conta todas as funcionalidades”, comenta o Diretor da Unidade de Água e Energia, Eng. Civ. José Pinheiro Machado.
Outro desafio enfrentado pelos profissionais responsáveis pelo projeto desta obra foi a questão da impermeabilização da barragem em si. A solução adotada, segundo a gerente do projeto, Eng. Civ. Monica Carvalho, foi pouco usual. “Utilizamos na barragem com corpo de cascalho aluvial com o núcleo de asfalto interligado a uma vedação composta por parede diafragma de concreto plástico.
Foi um desafio, pois essa solução é pouco utilizada para a construção de barragens desse tipo, que contam com núcleos bastante delgados. Além da solução em si, o desafio foi enquadrá-la a um ambiente de alta sismicidade e a uma fundação com geologia complexa”, comenta a engenheira.
A Intertechne, com uma equipe de excelência, profissionais multidisciplinares e experientes, encontra nos grandes desafios e soluções de engenharia, oportunidades para mostrar a qualidade da engenharia do Brasil ao mercado!
CONHEÇA MAIS SOBRE ESTA SOLUÇÃO
Uma barragem com corpo de cascalho aluvial, núcleo de asfalto e vedação composta por parede diafragma de concreto plástico é uma estrutura projetada para conter a água em um reservatório ou represa.
Essa combinação de materiais e técnicas visa garantir a estabilidade e a impermeabilização da barragem para evitar vazamentos e proteger contra a erosão. Conheça abaixo cada componente dessa barragem:
1. Corpo de cascalho aluvial: O cascalho aluvial é um material composto principalmente por fragmentos de rochas arredondadas, transportadas e depositadas pela ação de rios ou correntes de água. Esse tipo de cascalho é utilizado na construção do corpo da barragem para proporcionar uma base estável e permitir a drenagem da água que possa atravessar o núcleo de asfalto.
2. Núcleo de asfalto: O núcleo de asfalto é uma camada central da barragem feita com uma mistura especial de asfalto modificado, que confere impermeabilidade à estrutura. O objetivo do núcleo de asfalto é evitar que a água penetre na barragem, garantindo sua estabilidade.
3. Vedação com parede diafragma de concreto plástico: A vedação é a parte da barragem que garante a estanqueidade da estrutura. Nesse caso, utiliza-se uma técnica chamada “parede diafragma de concreto plástico”. As paredes diafragmas são painéis verticais de concreto que são cravados no solo para formar uma barreira impermeável. O termo “plástico” refere-se à consistência do concreto utilizado, que é mais fluida para permitir a cravação das paredes no solo.