Está sendo introduzido no País um novo tipo de barreira de proteção, para rodovias e bordas de pontes, muito utilizado na Europa e Estados Unidos, que promete maior segurança para os usuários de rodovias brasileiras. A primeira concessionária a adotar o novo componente foi a EcoRodovias, em São Paulo e em estradas do Paraná.
Trata-se da barreira de segurança tipo New Jersey, para divisor de pistas e proteção lateral, que é pré-fabricada em concreto armado, com componentes de 6 m de comprimento, e que pode ser instalada sobre pavimentação betuminosa, base de concreto ou terra.
O componente crítico que diferencia essa barreira é o sistema de interligação entre componentes, que utiliza barras de aço, com a propriedade de absorver o impacto do veículo, promovendo uma translação lateral, impedindo o tombamento do veículo e redirecionando-o para a sua trajetória normal.
No caso das barreiras usadas para borda de pontes, o componente é pré-fabricado em concreto armado, utilizando o mesmo sistema de interligação e ancoragem em uma base de concreto por meio de barras de aço. As barreiras estão sendo comercializadas pela empresa brasileira Segurvia e produzidas sob licença.
Fonte: Estadão