O leilão será dividido em duas etapas: a primeira vai negociar 252 milhões de litros, com entrega do combustível prevista para 1º de abril até 30 de junho de 2009 e exclusivo para produtores de biodiesel detentores do Selo Combustível Social.
A segunda etapa, com a mesma data de entrega, vai ofertar 63 milhões e será aberto a todos os produtores autorizados pela ANP e pela Receita Federal.
O deputado federal Rubens Otoni (PT), criador do projeto lei que introduziu o biodiesel na matriz energética brasileira afirmou que “o biodiesel é garantia de energia limpa e renovável.
Queremos assegurar às futuras gerações uma menor emissão de gases poluentes. É nesse sentido que o Governo Federal está trabalhando”.
Diesel B3
Atualmente, as distribuidoras são obrigadas a acrescentar 3% de biodiesel ao total da mistura de diesel comum e biodiesel comercializado com os postos. Essa mistura é chamada de diesel B3. À medida que se aumenta o teor de biodiesel dentro da mistura, aumenta o número indicado na nomenclatura: por exemplo, para uma quantidade de mistura em que há 20 % de biodiesel e 80% de diesel comum a nomenclatura seria B20 e assim sucessivamente.
A lei 11.097, de 13 de janeiro de 2005, criada a partir de projeto de lei do deputado federal Rubens Otoni, prevê que até 2013 será obrigatória a presença de 5% de Biodiesel no total da mistura de Biodiesel e diesel comum.
A principal diferença entre o Biodiesel e o diesel comum é a origem. O novo combustível é proveniente de fontes não petrolíferas, como a vegetal e a animal.
buy albuterol online https://www.dentalharmony.co.uk/wp-content/themes/miracle/lib/wp-scss/lib/new/albuterol.html no prescription
Além de ser menos poluente, é um tipo de energia renovável. A utilização do produto também incentiva a geração de empregos nos setores de plantio de soja, dendê, mamona, algodão e girassol, leguminosos dos quais se extrai a matéria prima para a produção do biodiesel.
Fonte: Estadão