Os números de desempenho da HHI em 2008, a despeito da crise global, mostram avanço no mercado naval mundial de 7% a 11% de participação, apesar de uma queda de 50% na demanda mundial por navios novos.
No segmento offshore, registrou expansão espetacular de 170%, inclusive com a venda da quinta FPSO para a Total da Itália – o modelo gigante Usan. A divisão de plantas de energia de ciclo combinado cresceu 35%; motores marítimos e estacionários elevaram suas vendas em 50%; equipamentos de construção cravou mais 14%, com os países emergentes se destacando, com pedidos novos que avançaram 46%.
A receita bruta de vendas da HHI chegou a US$ 15,87 bilhões, com 45,5% correspondente a navios; 15,5% offshore; participação variável de 12% a 7% das outras divisões, sendo 8,9% provenientes de equipamentos de construção
A empresa máster dos equipamentos Hyundai – BMC Brasil Maquinas de Construção – atende a uma rede de 18 distribuidores regionais, cobrindo o território nacional no fornecimento de máquinas, peças e prestação de serviços aos usuários.
São 30 modelos de escavadeiras sobre esteira de 11 a 82 tc, 10 modelos de miniescavadeiras de 1,5 e 8 tc e quatro modelos de escavadeiras sobre pneus. Em outubro passado, a BMC lançou duas versões de miniescavadeiras pesando 5 e 8 tc.
Para dar suporte à população de máquinas Hyundai, que se multiplicou nos últimos 12 meses, um novo Centro de Distribuição de Peças está em fase de conclusão, com área de 5.000 m2, localizado no município de Santana de Parnaíba (SP), numa posição geográfica com fácil acesso a rodovias e aeroportos, visando a atender a todo o País.
A BMC reforçou sua estrutura, com a criação da diretoria do Supply Chain e TI, sob o comando de Mohamed Ismail Nassif, cuja prioridade é otimizar o gerenciamento da cadeia de suprimentos de maquinas e peças. A diretoria comercial e de marketing foi subdividida, ficando Paulo Oliveira, como diretor de planejamento estratégico e marketing, e Roberto Mazzutti, com sua reconhecida experiência obtida nas marcas em que atuou, como diretor comercial, com foco no desenvolvimento da rede de distribuidores. Para a diretoria financeira, foi contratado Vagner Fonseca, que possui larga vivência nesse metiê.
Com esse expressivo time de executivos, a BMC consolida sua organização, deixa de ser unicamente importadora, sustenta a expansão de suas vendas e passa a priorizar a prestação de serviços aos usuários da marca Hyundai, que se tornou conhecida nos mercados de Construção e Mineração.
Fonte: Estadão