O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 982 milhões para o Estado de São Paulo. Os recursos serão destinados à aquisição de 35 trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O valor também inclui a compra de materiais e serviços necessários à fabricação dos veículos.
Os investimentos totais da CPTM para a melhoria da infraestrutura de transporte metroferroviário são de R$ 1,1 bilhão. Os novos trens, com oito carros cada um em substituição aos de seis carros, ampliarão o uso do sistema de transporte com tração elétrica, reduzindo, a quantidade de ônibus e automóveis em circulação. O aumento da capacidade de atendimento aos passageiros também ocorrerá por meio da diminuição do intervalo entre trens, com a modernização da infraestrutura das linhas da empresa.
O financiamento do BNDES será concedido por meio da linha de Mobilidade Urbana, do Banco. A linha apoia projetos de interesse público, voltados à mobilidade urbana, abrangendo todos os investimentos necessários à qualificação do espaço urbano no entorno do empreendimento.
Fonte: BNDES