Com 18 usinas fotovoltaicas e sistema de transmissão associado, o complexo da Vista Alegre Comercializadora de Energia, controlada da Atlas Renewable Energy, obteve o maior financiamento para geração renovável já aprovado pelo BNDES.. O projeto, que será construído em Janaúba (MG), teve confirmação do aporte pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 2,18 bilhões, que serão convertidos em dólar .
Incluído no Novo PAC, do Governo Federal, o empreendimento terá capacidade instalada de 768 MW e evitará a emissão de 2,4 milhões de toneladas de CO2 equivalente em 20 anos de operação, o que corresponde a 17 milhões de árvores plantadas.
“O projeto solar fotovoltaico de Vista Alegre é parte do esforço do BNDES em fomentar o setor de energia renovável” destaca a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa.
“Além disso, o projeto contribuirá para o desenvolvimento do Norte de Minas. Será o maior projeto solar construído em fase única no país, isto é, com implantação do projeto completo, de uma só vez. Desde 2000, o BNDES financiou 70% da capacidade de geração de energia adicionada no país. E o Brasil tem hoje uma matriz elétrica 88% renovável”, completa a diretora.
A participação do BNDES no projeto da Vista Alegre Comercializadora de Energia S.A é de cerca de 68% do investimento total, de R$ 3,2 bilhões. A previsão é de que sejam gerados 2,5 mil empregos na fase de implantação do complexo. O apoio do BNDES à iniciativa foi estruturado como Project Finance, modelo em que as garantias são o próprio ativo e o fluxo de caixa do empreendimento. A produção do complexo será comercializada no ambiente de contratação livre de energia com a Albras – Alumínio Brasileiro S.
A.
A Vista Alegre Comercializadora de Energia é controlada pela Atlas Renewable Energy, que desenvolve, constrói e opera projetos de energia renovável na América Latina. A Albras é sócia da Vista Alegre, com 5,7% de seu capital.