O comitê executivo de organização tem a direção dos engenheiros brasileiros Tarcísio Celestino (presidente) e Hugo Cássio Rocha (vice-presidente e atual presidente do Comitê Brasileiro de Túneis, CBT).
Com o tema geral “Túneis para uma vida melhor”, o congresso reunirá os principais especialistas da área de construção de túneis no mundo. Alguns temas foram pré-selecionados para os debates: monitoramento e investigação do canteiro; planejamento e desenho de estruturas subterrâneas; túneis e estruturas subterrâneas para mineração, para sistemas hidráulicos, para armazenamento e trem de alta velocidade; reparo, renovação, reabilitação, manutenção, segurança e operação de túneis; inovações em túneis mecanizados e convencionais; inovações em túneis submersos e em túneis no sistema “cut and cover”; gerenciamento de riscos e aspectos de segurança e contratuais; entre outros.
São esperados 1,2 mil congressistas. Autoridades brasileiras marcam presença. Paulo Sérgio Passos, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e ex-ministro dos Transportes, fala, na cerimônia de abertura, dia 12 de maio, sobre os planos de investimentos do governo federal na área de transportes. Jurandir Fernandes, secretário estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo, faz, no mesmo dia, uma das palestras, sobre túneis para fim de transporte de massa (metrô).
O Congresso Mundial de Túneis é uma realização do Comitê Brasileiro de Túneis e da ITA e tem, como principais patrocinadores, as construtoras brasileiras Andrade Gutierrez e Odebrecht e a empresa de máquinas e equipamentos para mineração e escavação de túneis Normet, de origem finlandesa. A sede do encontro é o hotel Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, no km 2,5 da Rodovia das Cataratas.
A revista O Empreiteiro acompanhará o congresso, diretamente de Foz do Iguaçu. (Guilherme Azevedo)
Fonte: Revista O Empreiteiro