Para aprimorar as condições de segurança em canteiros de obras e plantas industriais, a Trackfy, da Bahia, desenvolveu um dispositivo para capacetes, que emite dados em tempo real sobre localização e movimentação de trabalhadores nas unidades, identificando gargalos e melhorando a segurança nesses ambientes.
A inovação já vem sendo utilizada por trabalhadores de grandes empresas de polos fabris em Camaçari (BA), Cubatão (SP) e Mauá (SP).
O dispositivo fica acoplado em capacetes (também em crachás) e emite, em tempo real, dados e informações para uma plataforma em nuvem. A solução utiliza recursos como Internet das Coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos.
O CEO da Trackfy, Túlio Cerviño, explica que a segurança é aprimorada porque, com o monitoramento em tempo real e a análise de dados, os gestores de canteiros de obras e de plantas industriais acompanham a presença de suas equipes de operários nas áreas industriais, de forma 100% digital e integrada a um sistema de análise, planejamento e alertas. “Conseguimos identificar quando os trabalhadores estão em zonas ou situações de maior risco.
Em caso de emergências, acidentes ou sinistros em geral, o alerta para ação da equipe de emergência ou evacuação de áreas é imediato e direto”, conta.
Assim, o dispositivo permite o controle dos trabalhadores que de fato conseguiram deixar as zonas em emergência. “Esse controle que, até então, era feito por observação, aqueles que o encarregado pelo canteiro de obra conseguisse enxergar, e por uma lista de chamada manual, agora tudo passa a ser automatizado, tornando o processo eficiente, sem falhas e protegendo vidas”, explica.
A tecnologia possui um módulo constituído por hardwares IoT e um sistema para captação de dados, análises, insights e gestão. Além disso, inclui o módulo Trackfy Docs, um software para aprovação digital de documentos, que podem ser gerados automaticamente pelo Trackfy ou inseridos manualmente no sistema.