Galerias técnicas foram incorporadas ao novo pavilhão; estacionamento para 4.500 carros soluciona escassez de vagas no local
Augusto Diniz
O Centro de Exposições, Congressos e Convenções São Paulo Expo – antigo Imigrantes e ao lado da rodovia de mesmo nome, no km 1,5, na capital paulista – está em fase final de ampliação e modernização. O espaço ganhou mais 60 mil m², passando o local a ter 100 mil m² de área coberta.
A GL events considera o novo empreendimento um “divisor de águas” no País por conta da infraestrutura moderna implementada. A companhia de origem francesa, operadora do São Paulo Expo por um período de 30 anos, investiu aproximadamente R$ 400 milhões em todo projeto – incluindo a construção de edifício-garagem com 4.500 vagas. A Control Tec é a empresa responsável pelo gerenciamento das obras.
Entre os diferenciais introduzidos no novo pavilhão está a adoção de canaletas técnicas no piso, de 30 cm x 50 cm, capazes de alimentar pelo solo redes de dados, voz, energia, água e drenagem dos expositores. Uma galeria subterrânea de 3,20 m x 3,50 m, percorrendo todo o pavilhão, com passagem de redes elétrica, hidráulica, drenagem e ar condicionado, também foi construída para facilitar serviços de operação e manutenção.
O espaço conta também com a possibilidade de se aplicar divisórias retráteis no pavilhão, por meio de painéis termo acústicos, tanto no pavilhão como no centro de convenções (no mezanino). A medida permite a realização de eventos diferentes simultaneamente.
De acordo com a Control Tec, o início das obras do pavilhão ocorreu em 29 de junho de 2015 e a entrega está prevista para 25 de abril de 2016 – em maio já está programada a realização de evento no local.
A gerenciadora ressalta que o pavilhão existente manteve-se em funcionamento, o que representou um desafio maior ao projeto por conta do fluxo permanente de pessoas e veículos na área do complexo.
O novo pavilhão ainda em construção possui mezanino ocupando todo o trecho de duas faces da edificação (a frontal e uma lateral), com sala de convenções, restaurante, área técnica e administração.
O pavilhão tem área com pé direito livre de 14 m e outra com 10 m, permitindo expor no local grandes objetos.
Há possibilidade de apresentações musicais no local. A entrada principal do centro será pelo novo pavilhão. No pavilhão existente, a GL events informa ter feito melhorias na antiga estrutura, envolvendo sistema de combate a incêndio, ar condicionado e instalações elétricas.
A arquitetura da nova edificação é inovadora para esse tipo de empreendimento no Brasil. A fachada possui ressaltada marquise, que cobre a esplanada de acesso aos pavilhões de exposição e centro de convenções.
Obras
Segundo a Control Tec, nos serviços de terraplenagem, houve grande movimentação de terra, com necessidade de acerto de terreno em vários trechos, sendo preciso a realização de estruturas de contenção de vários tipos, como solo grampeado, gabião e arrimo de concreto armado.
O novo espaço foi feito de estrutura pré-moldada – o fechamento tem uso de alvenaria e painéis termoacústicos e metálicos.
A cobertura é de estrutura metálica treliçada, com duas camadas de telha com tratamento de lã de rocha.
A estrutura da cobertura permite vãos livres de até 72 m x 55 m.
Já no mezanino, lajes, vigas e pilares são pré-moldados – o fechamento é de placas de drywall, vidro e alvenaria.
O piso de concreto foi executado para receber carga de até 3 t m².
O avanço da obra hoje é de 67%, informa a gerenciadora da obra. Em andamento, está a colocação da estrutura metálica e cobertura no trecho final do novo pavilhão, na altura do encontro com o antigo pavilhão – um pequeno trecho dele foi demolido para receber a nova estrutura.
Seguem também em andamento no pavilhão, os serviços de montagem elétrica, hidráulica, refrigeração, ar condicionado e combate a incêndio.
Será feita ainda pavimentação interna de acesso lateral e nos fundos, que terão áreas de estacionamento – e eventualmente poderão ser ocupadas por exposição ao ar livre.
Está previsto melhorias nas vias públicas de acesso ao centro com contrapartida à prefeitura.
Atualmente, há cerca de 90 máquinas pesadas em operação e 680 operários na obra.
buy neurontin online https://www.icriindia.com/blog/wp-content/themes/twentyseventeen/inc/new/neurontin.html no prescription
Edifício-garagem
Um edifício-garagem foi construído ao lado do novo pavilhão e refere-se à primeira fase do projeto. Com 100 mil m² de área construída (seis pisos mais térreo) e 4.
500 vagas, a obra da edificação levou 10 meses de trabalho e foi entregue em novembro último.
De estrutura pré-moldada (laje, viga e pilar), a empresa responsável pela fabricação das peças montou um canteiro industrial ao lado da obra para moldá-las, explica a Control Tec.
O último pavimento do edifício garagem pode receber evento em área descoberta.
Uma passarela metálica de 35 m de extensão e 6 m de largura ligará o edifício-garagem (a partir do 2° piso) ao pavilhão (na altura do mezanino).
Fonte: Revista O Empreiteiro