A associação Kinder in Not e V., criada em 1983, é braço do Grupo Wirtgen que presta assistência aos problemas sociais. Idealizada pela empresária Gisela Wirtgen, a associação apoia projetos de desenvolvimento comunitário nas Filipinas, Índia, Chile, Argentina e Brasil. Hoje, a companhia – que é composta pelas marcas Wirtgen, Vögele, Hamm, Kleemann e Ciber – apoia mais de 20 projetos de desenvolvimento comunitário, sendo quatro deles no Brasil.
No Brasil, o Grupo Wirtgen apoia iniciativas em capitais de três estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul) e juntas elas atingem cerca de mil jovens. A cidade de Porto Alegre é uma das que recebe auxílio. O local é sede da Ciber Equipamentos Rodoviários. A marca, que integra o grupo alemão, revela maior conhecimento da situação local. “Como a parte brasileira do Grupo Wirtgen, a Ciber estás mais familiarizada com os problemas sociais dos porto-alegrenses, o que é crucial na hora de investir em projetos sociais na região”, conta Alice Oliveira, Gerente de Recursos Humanos da Ciber.
Existem dois projetos na capital gaúcha: a creche Santa Clara, que presta auxílio a crianças de rua, e o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis (CPCA), que age oferecendo atividades pedagógicas para crianças entre 6 e 14 anos fora do período escolar e busca formar profissionalmente adolescentes e adultos. A Ciber arca com 100% dos recursos utilizados pela creche. Já para o CPAC, a empresa contribuiu com a construção de um novo núcleo e prevê manutenção e melhorias constantes, visando a maior qualidade nos serviços oferecidos aos mais de 800 jovens que frequentam a instituição todos os dias.
Na região sudeste do país, a Casa Criança Querida foi fundada em 2001 na cidade de São Paulo e desde então é totalmente custeada pelo Grupo Wirtgen. A creche recebe crianças portadoras do vírus HIV e, atualmente, presta assistência a cerca de 60 soropositivos. Além de atividades lúdicas e educativas para os meninos e meninas, a Casa assessora psicologicamente os familiares. Já no Rio de Janeiro, a creche Bom Samaritano é apoiada em 40% dos gastos desde a década de 1980. A instituição, que fica perto do morro de Cantagalo, oferece cuidados pediátricos e odontológicos, educação pré-escolar e refeições nutritivas a cerca de 100 crianças de baixa renda no período das 8h às 17h.
O Grupo Wirtgen, através da associação Kinder in Not e V., aproveita o fato de estar presente em diversas partes do mundo para atuar em várias áreas. “A realização de trabalhos sociais é uma parte muito importante de uma companhia. O Grupo Wirtgen se vê na posição privilegiada de empresa multinacional e é com muito prazer que destina parte de sua renda para instituições que tenham uma atuação mais assídua na sociedade”, completa Alice.
Fonte: Padrão