Seguindo seu plano de negócios quinquenal (2024 a 2028), a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) prevê o investimento de R$ 87 milhões para 2024, visando uma ampliação do sistema de distribuição de gás natural. O aporte propiciará a construção de mais 35 km de gasodutos na capital amazonense, além da aquisição de material para obras que serão realizadas nos próximos dois anos. A rede de distribuição já existente possui 284 km de extensão.
O anúncio sobre o investimento foi feito na conferência “Amazonas Óleo, Gás e Energia – 2024”, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e gás (SEMIG), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com o diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmara, o investimento para este ano propiciará o início das obras do gasoduto Aparecida-Mauá (Anel Norte-Leste), que permitirá a interligação do sistema de distribuição de gás natural Aparecida, no bairro de mesmo nome, seguindo para as rodovias BR 174 e AM 010, ao sistema de distribuição de Mauá, no bairro Mauazinho, dando maior capacidade e flexibilidade operacional ao rede de distribuição de gás natural (RDGN). Ele salientou ainda que a companhia tem 13 anos de operação e já investiu cerca de R$ 940 milhões no sistema de gás natural.
