A CNH Industrial coloca oficialmente no ar, no primeiro quadrimestre do ano que vem, plataforma própria de comércio eletrônico de peças das marcas Case e New Holland Construction. Em agosto o grupo já havia inaugurado no Mercado Livre loja oficial das duas empresas.
A marca de veículos Iveco tem previsão de ter seu exclusivo e-commerce de peças até o final do ano.
O Centro de Distribuição da CNH Industrial na America do Sul, localizado em Sorocaba (SP), é onde concentram as peças das empresas do grupo. Lá a capacidade de estocagem é de 20 milhões de itens.
Há hoje 160.700 diferentes itens nesse centro de distribuição. As linhas de pedido de peças chegam a 1,8 milhão/ano.
Existe outro centro de peças no país do grupo, que fica em Cuiabá (MT) e atende somente o mercado agrícola. Lá, conta-se 14 mil itens.
O CD de Sorocaba, com uma área coberta de 60 mil m², começou a operar em 2010, após da desativação de dois centros do grupo até então existentes: um em Itu e outro em Diadema, ambos em São Paulo.
O empreendimento tem alta eficiência de logística e distribuição e foi montado baseado no conceito World Class Logistics (WCL). Há, inclusive, veículo automatizado com até 13 pequenos vagões, com capacidade total de arrasto de 750 kg, para o transporte de peças entre as áreas de qualidade e estocagem.
Sergio Cavalheiro, gerente de operações do Centro Logístico em Sorocaba, disse que pedidos de urgência de peças por concessionárias podem ser despachadas no mesmo dia da demanda, dependendo da hora de recebimento da demanda.
José Queiroz, diretor de Marketing de Aftermarket Solutions da CNH Industrial, avalia que o serviço cresceu muito na área de máquinas e, portanto, tornou-se vital estar preparado para atender o cliente pós-venda, inclusive antecipando problemas. “É preciso sair da forma reativa para a preditiva.”
Aftermarket Solutions é a unidade de negócios da CNH Industrial responsável pela estratégia comercial, marketing, serviços, customer care, product support, treinamento e distribuição logística de peças para as seis marcas do grupo, incluindo as marcas Case IH, CASE Construction Equipment, New Holland Agriculture, New Holland Construction, IVECO e FPT Industrial.
A CNH Industrial acredita no seu longo histórico no país para ganhar espaço na área de serviços muito além de venda de produtos. José Queiroz diz que já é bem desenvolvida a venda de peças da CNH Industrial pela internet, principalmente pela plataforma Amazon. Augusto Diniz (Sorocaba/SP)