Do primeiro edifício em concreto armado (ainda existente na Praça Patriarca, em São Paulo) até a obra mais recente, a Ponte Estaiada sobre o rio Pinheiros, em São Paulo, inaugurada em 2008. Esta linha do tempo da arquitetura e da engenharia do cimento compõe a exposição de fotografias “Um Século de Concreto Armado no Brasil”, do fotógrafo ítalo-brasileiro Lamberto Scipioni, que a Caixa Cultural inaugurou em 1° de novembro.
Com montagem e curadoria do próprio Scipioni, o projeto apresenta cerca de 90 imagens fotográficas coloridas, com várias dimensões – 50cm x 50cm, 90cm x 60cm e 1m x 1,5m – de obras da arquitetura e da engenharia do concreto armado, produzidas por arquitetos e engenheiros brasileiros ao longo dos últimos 100 anos. As imagens contemplam cerca de 50 obras de grande importância, situadas em todo o Brasil, como o já mencionado edifício em concreto armado ainda existente na Praça Patriarca, em São Paulo, e os recentes Auditório do Parque Ibirapuera, de autoria de Oscar Niemayer, e a Ponte Estaiada, sobre o rio Pinheiros, ambos na capital paulista.
O tema e objetivo central da exposição é proporcionar aos visitantes leigos, aos estudantes e aos profissionais uma visão geral da contribuição brasileira na arquitetura e na engenharia do concreto armado.
Mais do que o simples desenvolvimento de uma tecnologia de construção, essa contribuição é produto de uma verdadeira saga empreendida por engenheiros e arquitetos que fizeram escola e cujos nomes se tornaram conhecidos no mundo todo.
buy vibramycin online http://www.supremecare.co.uk/css/cssbkup/css/vibramycin.html no prescription
A Caixa Cultural fica na Av. Paulista, 2083, Centro, São Paulo (SP).
O horário de visitação é de terça a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 10h às 21h, a entrada para a exposição é franca e a exposição fica até 30 de novembro.