Qualidade e agilidade na entrega das obras são os alicerces da DBN Sistemas Construtivos, que há mais de 40 anos é sinônimo de excelência no mercado da construção civil. Atuando nacionalmente, com presença em 18 estados, tem forte atuação na construção de módulos industrializados para os setores da educação, saúde, sistema penitenciário e de segurança, além do comércio.
Especialista em construir metros quadrados modulares no Brasil, é líder no segmento da Construção Modular Off-Site. As razões de tamanho sucesso são consequência direta de suas operações que são implantadas de forma rápida, sustentável, com melhor qualidade e menor custo. “Hoje despontamos como referência em tecnologia e inovação no segmento de modulares, fornecendo rapidamente mais de 100 unidades de escolas e casas penitenciarias em todo o território brasileiro”, destaca Fernando Caumo, diretor da DBN.
Fornecendo soluções completas e personalizadas, que acompanha desde o projeto até o acabamento, a empresa trabalha para entregas que contemplem os seguintes itens essenciais: customização, mobilidade e entrega rápida. “Nossa produção é feita inteiramente na fábrica, já a montagem e acabamento fixados apenas no espaço das obras, isso gera rapidez e entrega dentro da expectativa do cliente”, afirma Caumo.
Entre os segmentos atendidos, estão os módulos para segurança pública, que possuem um conceito de arquitetura racional para obras de equipamentos de segurança. Exemplos disso, são as delegacias, bases comunitárias, distritos e centros integrados de segurança e unidades de corpo de bombeiros. Números que ultrapassam as 109 unidades prisionais construídas em 11 estados, resultando mais de 31 mil vagas executadas.
MODELO DE SUCESSO
A DBN foi responsável pela reestruturação do sistema de segurança pública do estado de Alagoas com a construção, no período de menos de três anos, dos Centros Integrado de Segurança Pública (CISP). Com a entrega de 20 unidades Tipo I, 10 unidades Tipo II e quatro unidades do CISP (Tipo III). Estas últimas com prazo de execução
foi de apenas 120 dias, em 3.564,48 m² de área construída. A obra foi executada com uso dos sistemas off-site e modular.
Os Centros têm o propósito de alocar policiais militares e civis para atuarem em conjunto, além de promover a integração das instituições de segurança pública, a democratização e a participação da sociedade no combate à violência e ao crime nos municípios. Um olhar atento do Governo do Estado de Alagoas que vem investindo no aparelhamento, infraestrutura e qualificação de seus servidores.
O CISP Tipo III contará com um ambiente integrado com policiais militares, policiais civis e Corpo de Bombeiros em uma mesma estrutura física. Vale ressaltar que a entrega é distribuída em um prédio de dois pavimentos, e um prédio anexo para equipamentos e viaturas do Corpo de Bombeiros. Além de uma quadra poliesportiva, um heliponto, 23 vagas de estacionamento cobertas e outras 61 descobertas.
PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA DE MACEIÓ
Alagoas também é berço de outro case de relevância da DBN: o Presídio de Segurança Máxima de Maceió, localizado no Complexo Prisional. Com uma área construída de 10.896,76 m², a obra está sendo executada a partir de monoblocos.
A nova unidade surge como uma oportunidade de dar vazão ao déficit carcerário, além de atuar como ferramenta de inclusão dos presos quando se trata das políticas públicas e inclusivas no cárcere. Por isso, sua construção foi solicitada pela Secretária de Estado de Inclusão Social. Sua capacidade carcerária atende a 1008 vagas, entre elas,
12 para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE).
Entre os tópicos a serem elencados neste projeto, estão as particularidades dos monoblocos no qual as paredes foram
executadas com painel-parede CAD+ GRC; as grades fabricadas em aço temperado ASTM A36 e passaram por
um processo de cementação (aumento do teor de carbono do aço por meio de reação química em temperatura elevada).