A Deca disponibilizou sua biblioteca DecaBIM (Building Information Modeling) de produtos com modelagem que segue este conceito, inicialmente para o software Revit.
Modelagem da informação da construção ou BIM constitui-se em um conceito onde a equipe de projetistas faz uso de softwares para criar um modelo virtual da edificação, de forma a possibilitar a simulação do edifício durante sua vida útil, passando por todas as fases, desde a concepção até sua possível demolição.
De acordo com a empresa, o BIM se diferencia do conceito CAD (Computer Aided Design) 2D ou 3D, uma vez que o projeto é, nesta nova abordagem, uma composição de objetos (paredes, pisos, tubulações, metais e louças sanitários, entre outros) pré-modelados com informações e parâmetros, que estão ligados de maneira paramétrica a um modelo global. Além disso, é único para as diversas disciplinas (arquitetura, sistemas prediais, estrutura etc.), em vez de linhas e formas geométricas presentes em diversos arquivos para as diferentes disciplinas.
Desta maneira, nos projetos em BIM, no caso de uma alteração de um objeto ou no projeto de qualquer uma das disciplinas, existe uma atualização instantânea nas vistas, cortes, detalhes e especificação dos componentes do projeto, visto que está localizado em um arquivo único, reunindo todas as disciplinas.
Essas características facilitam a compatibilização dos projetos das disciplinas, permitindo que sejam detectados possíveis interferências ou erros durante cada fase, possibilitando que sejam evitadas patologias que poderiam ser geradas durante a execução das edificações, bem como aumentando a assertividade dos custos e a produtividade no processo de construção do edifício.
A biblioteca DecaBIM está sendo disponibilizada em etapas, com um pacote específico de tipos e linhas de produtos, de forma que os profissionais do mercado possam dar sua opinião sobre o conteúdo desenvolvido.
Fonte: Padrão