DER recuperou mais de 4.300 quilômetros de estradas

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), conseguiu recuperar neste ano todas as estradas estaduais não-pavimentadas, levando benefício à população dos 52 municípios rondonienses. A afirmação partiu do diretor executivo do DER, Dilmar Golin, após receber das Residências Regionais do Departamento o relatório de trabalhos executado durante o verão amazônico.

De acordo com Golin, mais de 4.300 quilômetros de estradas de responsabilidade do Governo do Estado foram recuperados. No último ano foram consertados 3.800km de estradas. O diretor enfatizou que os benefícios proporcionados pelos funcionários do DER vão além da conservação das rodovias com o patrolhamento e encascalhamento. Golin se refere ao trabalho de recuperação de pontes de madeira, construção de bueiros de concreto (substituindo pontes antigas de madeira) e desobstrução de esgotos.

O diretor enfatizou que a cada ano o Departamento aumenta o número de quilômetros de estradas de chão recuperadas. “Tudo isso é fruto da visão empreendedora do governador Ivo Cassol, que tem feito investimento maciço na aquisição de máquinas para o DER. O resultado é o trabalho que está sendo mostrado. Além disso, empregos são gerados. A cada veículo e máquina comprados, pessoas são contratadas para operá-los. Somente neste ano o Governo está investindo mais de R$ 17 milhões na reestruturação do parque de máquinas do DER”, acrescentou.

No Cone Sul do Estado Dilmar Golin destacou a abertura de duas importantes estradas para a região: A Rodovia do Progresso e a RO496, mais conhecida como Pé de Galinha, ambas inauguradas pelo governador Cassol no segundo semestre do ano. “São vias de grande importância para o escoamento da produção naquela região. Também no Cone Sul foram consertadas todas as vias de acesso aos municípios e distritos, a exemplo de Chupinguaia, Boa Esperança, Novo Plano, Nova Conquista, Cabixi, entre outros.

Na região da Bacia Leiteira do Estado Golin citou a RO-464, da BR-364 ao distrito de Tarilândia, com 60km de extensão; da RO-010, de Jorge Teixeiraa Colina Verde (40km) e de Jorge Teixeira a Mirante da Serra, com outros 82km recuperados, e da RO-461, de Jorge Teixeira a Cacaulândia.

O diretor não deixou de citar o serviço feito na região de Porto Velho, lembrando que foram recuperadas todas as linhas após o presídio Urso Branco. Falou também das linhas consertadas do outro lado do rio Madeira (Estrada Jatuarana) e do trabalho desenvolvido nos distritos da Ponta do Abunã (Extrema, Nova Califórnia, Fortaleza do Abunã e Vista Alegre).

Fonte: Estadão

Deixe um comentário