Com a possibilidade de reeleição conquistada no último domingo (15), durante referendo popular, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem um desafio pela frente: fazer com que o país seja menos dependente do petróleo e invista na industrialização, afirmou nesta segunda-feira (16) à Agência Brasil o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Flávio Saraiva.
“É transformar a renda do petróleo em projetos de infra-estrutura econômica, de modernização da indústria, de criação de uma base indústrial que permita a formação de uma classe trabalhadora mais diversificada, com renda mais diversificada”, disse Saraiva.
“O que eleva a qualidade de vida de um povo é o acesso ao trabalho e só o petróleo não dá emprego e renda para os venezuelanos”, acrescentou.
Saraiva afirmou ainda que devemos ver os últimos acontecimentos no país vizinho com tranqüilidade e respeito às decisões tomadas pelo povo venezuelano. “Há uma escolha que vem sendo feita por meio de uma democracia diferente, que é mais plebiscitária, chamada de participativa, de convocação das massas e eles têm votado num processo de escolha acompanhado pela sociedade internacional, por observadores internacionais, e por uma constituição que permite essas manifestações e tomadas de decisão.”
No domingo (15), Chávez garantiu, por meio de referendo popular, o direito de poder se candidatar novamente à presidência em 2012. A aprovação da consulta popular acaba com o limite para reeleição em cargos públicos.
buy diflucan online http://petsionary.com/wp-content/themes/twentytwentytwo/inc/new/diflucan.html no prescription
Fonte: Estadão