A pauta ESG tem cada vez mais se tornado uma diretriz primordial que orientam os investimentos de empresas globais. Conforme pesquisa da multinacional Infosys, os investimentos em ESG devem chegar a US$ 53 trilhões até 2025 entre as empresas globais que arrecadam mais de US$ 500 milhões anualmente. Este cenário aponta que o equilíbrio entre os elementos da pauta ESG e o desenvolvimento econômico nunca foi tão crucial.
Neste âmbito, a transição energética e a descarbonização se apresentam como uma das maiores urgências globais. Realizar a transição energética, de maneira em que se atinja objetivos ambientais mantendo a geração, produção e comercialização de recursos essenciais ao desenvolvimento da vida em sociedade está entre os principais desafios que temos.
A matriz energética que move o mundo hoje é resultado de séculos de desenvolvimento tecnológico e investimentos massivos. A ideia de uma transição para fontes de energia limpa deve considerar a intrincada rede de infraestruturas, empregos e sistemas econômicos que foram estabelecidos com base nessa matriz.
Neste panorama de transformação, a Engenharia emerge como protagonista. Ela é a espinha dorsal na concepção, desenvolvimento e implementação de tecnologias que vão sustentar essa nova matriz energética. Enquanto muitos podem ver a transição energética apenas como uma mudança de fontes de energia, é crucial entender que cada alternativa renovável exige complexas soluções de engenharia para sua otimização, armazenamento e distribuição.
Além do conhecimento técnico, a Engenharia também desempenha um papel crucial na inovação, buscando constantemente métodos mais eficientes, econômicos e sustentáveis. Para que esta transição energética seja bem-sucedida, é vital que haja uma colaboração multidisciplinar, unindo habilidades de diversas áreas da engenharia com outras disciplinas, além de políticas públicas, economia e ciências sociais.
Em meio a esta revolução, empresas de vanguarda cada vez mais reconhecem a necessidade de parceiros que possam liderar com conhecimento, inovação e um compromisso inabalável com a sustentabilidade. As principais e mais relevantes corporações, no Brasil e no mundo, reconhecem essa singularidade.
A Timenow, tornou-se uma parceira estratégica, que compreende profundamente os desafios da transição para práticas mais sustentáveis, aliando toda a experiência e pragmatismo adquiridos ao longo dos mais de 15 mil projetos gerenciados em diversos setores, no Brasil e Internacionalmente.
Neste cenário, a Timenow Engenharia tem se destacado ao desenvolver projetos relevantes ligados a descarbonização e limpeza de matriz energética, produtos alternativos, bem como desenvolvido e ampliado a implementação de soluções tecnológicas, como Building Information Modeling – BIM e Machine Learning na execução e gerenciamento desses projetos.
Essas soluções ampliam a geração de valor aos clientes e reforçam também outros aspectos relevantes do ESG, tais como a Governança (pela automação, centralização e sistematização de dados e relatórios, melhorando e trazendo mais transparência na comunicação entre as várias partes interessadas nos projetos).
Além disso, reforça o compromisso inabalável com a integridade, mantendo uma política de compliance rígida e consolidada. A empresa mantém, ainda, investimentos constantes na área social, na humanização das suas relações, na criação de um ambiente saudável e seguro de trabalho e no desenvolvimento contínuo do conhecimento e de seu capital intelectual. Recentemente, a empresa foi indicada e reconhecida pela indústria capixaba como fornecedora de referência em ESG no Fórum de Mineração, Siderurgia, Papel e Celulose: Investimentos e Oportunidades de Negócios.
O evento foi realizado durante o segundo dia da programação da MEC Show 2023, em Vitória. Este posicionamento é um lembrete poderoso de que o caminho para uma matriz energética mais limpa e um mundo mais sustentável não é apenas uma questão de escolher fontes de energia renováveis. É uma jornada que exige a integração de tecnologia, pessoas, processos e uma visão orientada para o futuro.