O deputado estadual Leonardo Gadelha (PSB) anunciou em tom de comemoração que o Diário Oficial da União publicou esta semana o edital de abertura de licitação para a obra de dragagem do Porto de Cabedelo. O próprio deputado já anunciara em fevereiro último que o edital sairia em junho e que o as obras deverão ser concluídas já em 2010.
“Sem dúvida é uma notícia que nos enche de alegria. Estamos lutando em favor do porto há quase 2 anos e conquistamos algumas vitórias desde o primeiro contato com a comunidade portuária ainda em 2007”, relembra o deputado. Para Leonardo, a publicação do edital “vem coroar todo esse tempo de trabalho focado no porto, mas traz também mais responsabilidade, pois teremos que garantir que o porto volte ao posto que lhe cabe após a conclusão da obra”.
Leonardo Gadelha elencou os momentos que considera mais importantes em todo o processo de defesa do porto. “Essa história começou com uma Audiência Pública na Assembléia. A partir dali buscamos o Poder Público e todos os envolvidos com a causa do Porto”. O deputado segue lembrando que “foi formado um Comitê em Defesa do Porto, agendamos a visita do ministro Pedro Brito e mobilizamos a comunidade portuária”.
O ponto-chave ainda era a alocação de recursos, “e foi aí que uma reunião do ainda senador José Maranhão e do deputado federal Marcondes Gadelha com Pedro Brito garantiu a inclusão de Cabedelo em uma série de obras que o Ministério iria realizar”. O ministro Pedro Brito assegurou 105 milhões de reais de recursos do PAC, ratificados pela ministra Dilma Roussef.
“Tínhamos, então, todos os elementos para a reestruturação do Porto, faltava apenas a licitação para o início das obras. Já não falta mais”, completa o deputado.
Leonardo finaliza dizendo acreditar no retorno de Cabedelo à condição de Porto competitivo. “Temos atrativos e diferenciais que podem fazer de Cabedelo um dos mais importantes portos do Nordeste dentro da sua faixa de atuação. Com o aumento do calado inicia-se uma outra batalha, a pela conquista de rotas para o nosso Porto. Tenho certeza que essa união de forças que conseguiu a dragagem continuará unida e garantirá o sucesso do Porto”.