Do Capanema ao Ipiranga: a restauração da História do Brasil

Compartilhe esse conteúdo

Da recuperação do Palácio Capanema, marco da arquitetura moderna do Brasil, ao restauro do Museu Nacional após um trágico incêndio. Fortalecer a memória e a cultura do país é um trabalho crucial desempenhado com excelência pela Concrejato, que completa 45 anos em 2023. Referência do setor na restauração e revitalização de edifícios tombados e patrimônio cultural, a companhia chega a esse ano atuando em alguns dos principais ícones culturais e históricos do Brasil.


Um exemplo marcante em 2023 foi o início do trabalho que a Concrejato está executando no Copan, edifício emblemático e um dos mais famosos pontos turísticos de São Paulo. A obra prevê a revitalização das fachadas, aguardada há anos pela população.

online pharmacy buy apixaban with best prices today in the USA



“No Copan, um dos desafios será a aplicação de técnicas específicas e necessárias para a recuperação de suas estruturas externas, bem como a substituição e restauração das pastilhas, conforme modelo original, buscando sempre o respeito à preservação e integridade do patrimônio edificado durante todo o processo da obra”, avalia Cida Soukef, diretora da Concrejato.

Ainda em São Paulo, a empresa entregou em 2022 um dos projetos mais aguardados do estado: o Museu do Ipiranga. O edifício-monumento, tombado como patrimônio histórico, também foi restaurado pela empresa.

Além da restauração da fachada, cobertura e instalações prediais, a Concrejato realizou a construção de uma nova área, com aproximadamente 6.800 m², que se tornou um novo acesso ao Museu e contempla espaços de apoio, auditório e ambientes para exposições temporárias. “É um projeto que marDo Capanema ao Ipiranga: a restauração da História do Brasil cou nossa trajetória e nos enche de orgulho”, avalia Eduardo Viegas, presidente da Concrejato. Já no Rio de Janeiro, o Palácio Capanema, marco da arquitetura modernista, passa por um processo de restauração que contempla a revitalização de toda a edificação.


O trabalho de recuperação do edifício, que é candidato a Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), envolve técnicas de modernização estrutural para receber atividades administrativas do Ministério da Cultura e exposições de arte abertas à população.

Ainda na Cidade Maravilhosa, a atuação no restauro do Museu Nacional, que completou 205 anos em 2023, envolve técnicas artesanais e reforços estruturais para receber, novamente, acervos artísticos e históricos. “Trabalhamos no Museu desde 2018, logo após o incêndio, para resgatar o acervo e fornecer o escoramento provisório.

Depois, avançamos na restauração das fachadas, lajes e esquadrias. Temos imenso orgulho do trabalho realizado pelo nosso time nessa joia cultural da história do Brasil”, comenta Janaína Genaro, Superintendente de Obras da empresa. 2023 é um ano muito importante na história da empresa.

online pharmacy buy lasix with best prices today in the USA

Além de celebrar os 45 anos, é também um marco nos negócios, com sua consolidação no segmento de manutenção de rede de gás nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e o retorno ao ramo de saneamento, em que a companhia assinou novo contrato com uma das principais concessionárias de fornecimento de água do Rio de Janeiro.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário