Dragagem em Paranaguá vai recuperar profundidade de 15 m

Teve início a dragagem dos pontos críticos do Canal da Galheta, no Porto de Paranguá (PR). A draga chinesa que fará os trabalhos já passou por uma série de vistorias e avaliações dos órgãos fiscalizadores competentes e foi liberada para começar o serviço.

O trabalho começará nas proximidades das boias 3 e 4, nas imediações da Ilha do Mel: “A dragagem começa a ser feita no que chamamos de Canal da Galheta externo, onde existe uma curva que precisa ser retificada e hoje é a área mais critica, onde o volume a ser dragado é maior”, afirmou Luiz Henrique Dividino, superintendente dos portos paranaenses.

Com a dragagem, a profundidade do Canal da Galheta será restabelecida em 15 m. Hoje, há pontos com 13,10 m de profundidade. Além de possibilitar a atracação de navios maiores, a dragagem contribui, sobretudo, para a segurança da navegação.

“Ao restabelecer a profundidade original de Canal, é possível realizar manobras de entrada e saída de navios em qualquer condição climática, inclusive as mais severas porque com ondas muito altas, tem um balanço maior nas embarcações e, com profundidade reduzida, há riscos de bater no fundo. A dragagem resolve em definitivo este problema”, explica o superintendente. Desde 2009 não era realizada a dragagem de manutenção do Canal da Galheta.

(Fonte: Guia Marítimo)
 

Fonte: Padrão

Deixe um comentário