A visita, que oficializa o início da preparação de pesquisas para o investimento no Estado, é fruto de uma série de encontros anteriores entre Sedetec, Codise e Talon Metals. No mês de junho, por exemplo, o secretário adjunto da Sedetec esteve na sede da Talon Metals com o objetivo de prospectar negócios para Sergipe. Com a nova reunião na Sedetec, ficou definido que haverá um investimento inicial em Sergipe de cerca de R$ 30milhões, apenas em pesquisas.
“O Governo de Sergipe está buscando e apoiando uma empresa multinacional interessada em explorar nossas riquezas minerais.
O fato de termos um subsolo rico em sais potássicos e de sermos o único produtor de potássio do país facilita esses entendimentos”, disse o secretário Jorge Santana.
O secretário adjunto da Sedetec, Carlos Augusto Franco, afirmou que a Talon Metals receberá todo o apoio do Governo e que a chegada da empresa a Sergipe traz inúmeros benefícios.
“Estamos apoiando a Talon Metals porque ela é a primeira novidade no setor de mineração em Sergipe desde a chegada da Vale. Somos o único Estado do país que produz potássio.
Os próprios diretores da Talon disseram que o melhor lugar para procurar potássio é obviamente onde ele já existe, e Sergipe está se transformando em um pólo nacional na produção de fertilizantes”, comentou Carlos Augusto.
buy zovirax online buy zovirax no prescription
Já o chefe de operações da Talon Metals Corp no Brasil, Luís Maurício Azevedo, afirmou que pesquisas para esta exploração já mostraram que há boas áreas com potássio no estado. “Identificamos em Sergipe áreas de muito potássio, que foram perfuradas na década de 60. Estamos em fase de reavaliação desses estudos, com a idéia de produzir o produto tal como a Vale. Técnicos do Brasil e Canadá estão com intenções de ter concessões para essa exploração, pelo método de levar o sal de potássio à superfície e depois vender o produto”, explicou. Participaram também da reunião o presidente de Pesquisas da Talon Metals, Stuart Comline, e o vice, Paulo Elídio Brito.
Fonte: Estadão