Entulho é reciclado na própria obra

Os resíduos da construção do Thera Faria Lima, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, são reciclados na própria obra. Transformam-se em insumos, como pedras, pedriscos e areia, que são usados, misturados a produtos novos, para contrapiso e reboco de paredes. Com essa iniciativa, a Cyrela, dona do empreendimento misto, que vai abrigar apartamentos e escritórios, num total de 972 unidades, reduz a necessidade de descarte de resíduos em aterros e a movimentação de caçambas no entorno da obra.

De acordo com o engenheiro de Qualidade da Cyrela, Alexandre Britez, entre 30 e 40 caçambas por mês deixam de seguir para aterros. “Com isso, não incomodamos a vizinhança nem corremos o risco de eventualmente o entulho ser descartado de forma inadequada”, ressalta.

O entulho é separado e ensacado e segue para uma miniusina de reciclagem, instalada numa área de cerca de 150 m² no subsolo. A unidade é tocada por uma empresa terceirizada, que mantém dois funcionários para fazer o trabalho. As
máquinas, incluindo um moinho de mandíbula, fazem a separação e a trituração dos resíduos, na especificação que
for necessária.

Entre 120 m³ e 130 m³ por dia de entulho são transformados em material reciclado, que retornam como insumo. Só de areia, são produzidas de 6 m³ a 8 m³ por dia. “Usamos uma pequena quantidade, misturada ao produto novo, em contrapisos e no reboco de paredes”, conta. (José Carlos Videira)

 

Thera Faria Lima Pinheiros: 112 mil m² de área total construída

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário