Estrutura de 80 m de altura dá suporte a caldeira

Compartilhe esse conteúdo

A Brafer Construções Metálicas, em parceria com a CBC S/A Indústrias Pesadas, participa da obra da nova fábrica da Klabin, em Ortigueira (PR). Fornece para a CBC a estrutura que dará suporte à maior caldeira de recuperação do mundo, em termos de pressão.

A estrutura tem 80 m de altura e pesa cerca de 5 mil t. A gerente de Contratos da Brafer, Ângela Mariani, explica que, dividida em quatro tramos, mais a parte superior, chamada de Top Beam, a caldeira é o item principal e mais pesado deste contrato. “A Brafer também está fornecendo o pipe rack da caldeira, a estrutura dos dutos e do flue gas cooler”, destaca a gerente. Segundo ela, esta é uma das principais obras da carteira da empresa e reforça a parceria com a CBC.

“O trabalho fica ainda mais desafiador, pois mais da metade das colunas pesa entre 20 t e 45 t, dificultando a logística interna na fábrica”, destaca o diretor industrial, Ricardo Foganholi.

Outro desafio para a fabricação serão as estruturas do Top Beam, elementos estruturais que receberão grande parte das cargas da caldeira. A peça de maior complexidade será uma viga com 5 m de altura, 22 m de comprimento, 1.428 furos e peso de 83 t. A Brafer também é responsável por estruturas secundárias, contraventamentos, cobertura, fechamento, escadas, grades e guarda-corpos, que precisam ser recebidos em campo na sequência, de acordo com o planejamento de montagem. “Para isso, utilizamos as plantas de Araucária (PR) e Rio de Janeiro (RJ), para garantir que a qualidade e o prazo sejam cumpridos”, conclui.

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário