A Ecosan forneceu equipamentos em obras de expansão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Lapa, no Paraná. A ampliação da rede é realizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), estatal que está investindo R$ 8 milhões na melhoria e crescimento do sistema de esgotamento sanitário da região. Ao final da obra, a estação terá sua capacidade aumentada de 30 para 90/s.
buy orlistat online http://healthdirectionsinc.com/Information/Articles/post/orlistat.html no prescription
O sistema de esgoto da Lapa é formado por 83.434 m de rede coletora que atendem 23.
549 habitantes, através de 7.234 ligações prediais. Com as obras, mais de 85% da população da cidade passa a ser atendida com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.
A Ecosan forneceu para empresa de construção civil Gottschild dois filtros biológicos e dois decantadores para o projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Lapa.
Além da ampliação da ETE, a Sanepar deve expandir a rede de esgoto em 5 km e abrir 115 novas ligações prediais para atender o Hospital São Sebastião e o bairro Estação. Hoje, o Hospital opera com um sistema próprio de tratamento, pois no local ainda não há rede.
Já a ampliação de esgoto no bairro Estação é uma solicitação da prefeitura municipal, devido ao alto crescimento populacional na região. Para as obras de ampliação da rede de distribuição, a Sanepar precisará fazer outra travessia, desta vez sob a linha férrea Curitiba – São Mateus do Sul.
A Sanepar também construirá na cidade outros equipamentos como dois reatores anaeróbicos de lodo fluidizado, dois filtros biológicos, dois decantadores, onze leitos de secagem, abrigo para o grupo gerador, interligações hidráulicas e instalações elétricas.
Fonte: Redação OE