Os nãotecidos e tecidos técnicos estão presentes nas mais diversas obras de engenharia civil e de infraestrutura, auxiliando na estabilização dos solos, construção de taludes, estradas, aterros sanitários, entre outros. O crescimento da economia brasileira nos últimos anos e as obras necessárias para a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada têm aumentado a demanda por esses insumos, que alcançaram um crescimento de mais de 10% só em 2010. Com esse panoramo, o setor de nãotecidos e tecidos técnicos promove de 26 a 28 de outubro a NT&TT Show 2011 (Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos), que trará inovações tecnológicas e possibilidades de negócios para o setor de construção civil e geotecnia.
A quarta edição da NT&TT Show trará para os pavilhões do Expo Center Norte (São Paulo) não apenas fabricantes de nãotecidos e tecidos técnicos como também fabricantes e representantes de matérias primas diversas, insumos, máquinas e equipamentos e também convertedores. “A feira é uma vitrine importante para o mercado, para gerar relacionamento entre os diversos elos da cadeia produtiva que proporcionem negócios”, afirma Ricardo Fasolo, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (ABINT). Palestras e seminários também deverão acontecer durante o evento que pretende reunir, num espaço de 10 mil metros quadrados, 80 expositores, 150 marcas e 10 mil visitantes.
Grandes inovações já foram pensadas para esta edição da NT&TT Show. Uma delas é sua nova localização, pois a feira muda do Anhembi para o Expo Center Norte, um pavilhão moderno e refrigerado. A segunda inovação é que o pavilhão não mais será dividido com outras feiras correlatas. “Queremos uma feira especializada, mais focada e com identidade própria. Estas foram exigências do setor e está em conformidade com a estratégia da Reed Alcântara Machado de promover eventos segmentados”, explica o executivo da entidade.
São muitas as aplicações dos nãotecidos e tecidos técnicos na construção civil e geotecnia. Entre eles estão barragens, estabilização de solos e subsolos, recapeamento asfáltico, impermeabilização de lajes, piscinas e reservatórios, contenção de solos e arrimos, aterros mecânicos, reforço de concreto, impermeabilização de subcobertas, redes de proteção e contenção e outras aplicações.
Sobre o setor
Em 2010, o setor de nãotecidos registrou um crescimento de 10,5% e o de tecidos técnicos 12%, impulsionados pelo crescimento da construção civil e infraestrutura, que representa cerca de 15,5 % do consumo total no país. Tendo em vista o aumento contínuo dessa demanda, o setor estima para os próximos dois anos investimentos da ordem de US$ 260 milhões. O Brasil é o maior produtor e consumidor de nãotecidos e tecidos técnicos da América do Sul, somando mais de 575 mil toneladas, e também conta com um dos parques industriais mais modernos do mundo.
Sobre a Abint
A Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (ABINT) é uma entidade que representa os interesses de seus associados em todas as esferas de relacionamento, trabalhando para defender os interesses gerais do setor, buscando via competitividade, tecnologia e recursos humanos, promover o desenvolvimento e o crescimento do mercado de nãotecidos e tecidos técnicos no Brasil. A Associação também atua em conjunto com seus associados na divulgação dos nãotecidos e tecidos técnicos, e de suas inúmeras atuais e potenciais aplicações. Participa de forma efetiva na coordenação e elaboração de normas técnicas, buscando a qualidade e incentivando o ensino e a formação de profissionais para o setor.
O que é nãotecido?
Trata-se de uma estrutura plana, flexível e porosa, constituída de véu ou manta de fibras ou filamentos. Podem ser divididos em duráveis (como revestimento interno de automóveis, base de carpete, geotêxtil, coberturas agrícolas, entretelas para confecção, por exemplo), semiduráveis (panos de limpeza) e descartáveis (absorventes, fraldas, lenços umedecidos, roupas descartáveis para a área médico-hospitalar, como toucas, máscaras, aventais, jalecos, calças entre outros).
O que é tecido técnico?
Os tecidos técnicos são produtos comperformancemuito bem determinada, para fins técnicos específicos, visando praticidade, segurança, economia e durabilidade definida. Os tecidos técnicos tem como exemplos de aplicativos finais os big-bags, lonas arquitetônicas e de decoração, lonas de proteção para cargas, lonas para piscina infantil, aquicultura, cintos de segurança, filtros, compósitos para coletes e blindagem de veículos, barreiras infláveis e contentores de poluição marítima,air bags, roupas de segurança, esteiras e cintas de amarração e de elevação, e outros mais. Assim, os tecidos técnicos tem esta denominação porque, necessariamente, possuem umaperformancetécnica definida e bem diferente da dos tecidos utilizados nos seguintes quatro segmentos: cama, mesa, banho e vestuário.
Mais informações através do sitewww.nt-ttshow.com.br.
Fonte: Estadão