Expertise no segmento de biometano

Expertise no segmento de biometano

Compartilhe esse conteúdo

O Brasil vem sendo avaliado como um dos mercados mais promissores na produção de biometano, uma das alternativas para substituição de combustíveis fósseis. Em 2021, havia 13 plantas de produção de biometano no País, já em 2023 existiam 27 novas plantas que foram ou serão inauguradas no curto prazo. Essa é uma das fatias de mercado que o Grupo Stamz vem atuando, sendo hoje uma das construtoras nacionais com maior expertise na área.

Na avaliação do seu CEO, Carlos Villa Jr., trata-se de um segmento desafiador, “mas entendemos que existem motivos de sobra para investir energia na construção de unidades de biometano”. Estudo de 2023 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) prevê que o Brasil deverá mais que quadruplicar sua produção até 2027. A consultoria McKinsey aposta que o mercado brasileiro pode chegar aos US$ 15 bilhões até 2040, representando 50% da demanda de gás natural do País.

A superação dos desafios num segmento novo e complexo levou a Stamz a adotar nas suas obras as premissas de lean construction, ou construção enxuta. “A metodologia tem a ver com ´enxugar´ processos desnecessários que atrapalham uma obra, muitas vezes sem ninguém perceber, mas que tem influência direta nos prazos, custos e qualidade”, observa Villa Jr.

Segundo o engenheiro Kaique Soares, da Stamz, responsável pelas obras numa unidade em São Paulo, o uso da ferramenta Percentual do Programado Concluído (PPC) garante, por exemplo, que seja constatado facilmente o que foi e o que não foi realizado, permitindo o rearranjo contínuo da gestão para que os objetivos sejam atingidos.

Por ser uma obra com interfaces com diversas outras disciplinas, a construção de uma usina transcorre com atividades simultâneas. O içamento de cargas de variados riscos acontece ao mesmo tempo que outras atividades, mas que não podem ser sobrepostas. Isso exige um planejamento que preveja essas atividades simultâneas e principalmente uma equipe de segurança dedicada, capaz de garantir a integridade e o bem-estar dos trabalhadores. “Nas nossas obras não há registro de ocorrências com afastamento do trabalho”, ressalta o presidente da Stamz, Carlos Villa.


Compartilhe esse conteúdo