Fábrica da Honda, em Itirapina (SP), tem apoio do programa

A Honda Automóveis do Brasil investe R$ 1 bilhão para erguer a sua segunda fábrica no Estado de São Paulo. O empreendimento é um dos mais importantes da relação de empresas que decidiram investir em solo paulista nos últimos anos por meio da Investe São Paulo.

A nova unidade industrial da montadora japonesa está sendo construída pela Toda do Brasil. Iniciada em novembro de 2013, a fábrica terá 182.608 m² de área construída num terreno de 5,8 milhões de m², na cidade de Itirapina, a cerca de 200 km da capital paulista. A previsão é de que comece a produzir até o final deste ano.

 

Otávio Mizikami: Compartilhar a cadeia de fornecimento
 

As obras civis, sob a fiscalização do time de engenheiros da Honda, ultrapassam 70% do total. “A área produtiva já está praticamente finalizada e, neste momento, estamos construindo os prédios administrativos e os acessos internos”, afirma o diretor de Produção da Honda Automóveis do Brasil, Otávio Mizikami. Segundo ele, 50 fornecedores e 1.500 pessoas trabalham atualmente na obra.

A fundação é do tipo estaca escavada, com pilares e vigas pré-moldados, estrutura metálica tipo tesoura e cobertura com telha sanduíche (trapezoidal / lã de rocha / telha zipada). Mizikami conta que a Honda fez intervenções mínimas no local, mas houve necessidade de movimentação de 3,3 milhões m³ de terra para o início das obras.
Para testar os veículos fabricados na unidade, o projeto da nova fábrica inclui ainda uma pista de 1,5 km. O diretor de Produção da Honda ressalta que todas as etapas são importantes na implantação de uma fábrica de automóveis. “A concepção do projeto, a forma construtiva, a escolha e a integração dos fornecedores têm de estar interligados.”

 

Sustentabilidade
A empresa plantará 70 mil mudas de árvores no entorno dos 400 mil m2 da área de preservação permanente, que faz parte do terreno, formando um corredor ecológico. Outras ações que já fazem parte do cotidiano da Honda também serão realizadas em Itirapina, como o uso racional da água, o tratamento de efluentes, o gerenciamento de resíduos e a reciclagem de papel, vidro e plástico.

Entre os fatores que pesaram na escolha da cidade de Itirapina está a proximidade com a primeira unidade da Honda no Brasil, em Sumaré (SP), que irá fornecer motores e peças plásticas para a nova fábrica. “Também poderemos aproveitar e compartilhar toda a cadeia de fornecimento”, acrescenta Mizikami. Outro ponto importante é o fato de o terreno ter acesso facilitado ao sistema viário (rodovias SP-225 e SP-310), “com boa infraestrutura que permite futuras expansões”.

Segundo a Honda, a unidade de Itirapina empregará aproximadamente dois mil funcionários e iniciará suas operações com a produção do novo Honda Fit. Com a segunda fábrica, a Honda dobrará sua capacidade produtiva no Brasil, de 120 mil para 240 mil automóveis por ano. (José Carlos Videira)

      
Ficha Técnica – Fábrica de Automóveis Honda

– Propriedade da obra: Honda Automóveis do Brasil
– Localização: Entroncamento das rodovias Paulo Nilo Romano (SP-225) e Washington Luís (SP-310),
em Itirapina (SP)
– Área do terreno: 5,8 milhões m²
– Área construída: 182.608 m²
– Início da obra: Novembro de 2013
– Conclusão da obra: Final de 2015
– Construtora: Toda do Brasil
 

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário