O início das operações da Votorantim Celulose e Papel – VCP está previsto para maio do próximo ano. O empreendimento foi batizado de projeto Horizonte, considerando as características geográficas de Mato Grosso do Sul e as perspectivas de crescimento e desenvolvimento para a região. Trata-se da maior fábrica do mundo, com produção de 1,3 milhão de toneladas/ano de celulose. A VCP já realizou o desembolso de cerca de US$ 450 milhões no empreendimento, cujo orçamento total é de US$ 1,5 bilhão até 2009.
Atualmente, 6.500 trabalhadores fazem parte da construção da nova planta. Cerca de 220 fornecedores, entre empresas locais e nacionais, de pequeno, médio e grande porte, atuam nas obras. Cerca de 80% da produção será destinada ao mercado externo, via transporte ferroviário de Três Lagoas até o Porto de Santos. O restante ficará no mercado interno. Parte será comercializada para a fábrica de papel da International Paper, também em Três Lagoas.
A matéria-prima será tirada do próprio município. VCP já conta uma área de 225 mil hectares, sendo 79 mil hectares destinados à preservação ambiental. Segundo o diretor-presidente da VCP, Luciano Penido, a área de operação florestal da unidade em Três Lagoas vai dobrar em sete anos, atingindo em 2015 um total de 440 mil hectares, sendo 286 mil de área efetiva de plantio.
Fonte: Estadão