Lançar produtos, buscar novas tecnologias e cruzar fronteiras para ampliar negócios têm sido o empenho do Grupo Dânica, holding dinamarquesa que há 40 anos projeta, fabrica e monta sistemas termoisolantes para câmaras frigoríficas de supermercados e de outros espaços da construção civil, incluindo salas limpas de ambientes hospitalares. A empresa, que tem investido muito na internacionalização, instalou unidades no Chile, Peru e na Argentina e inaugurou, em 2007, parque fabril no México, onde aplicou recursos da ordem de R$ 4 milhões.
Os investimentos realizados pela Dânica na fábrica do México chamaram a atenção do presidente Felipe Calderón e de seus ministros, que em junho daquele ano, na embaixada mexicana na Dinamarca, informou estar prospectando a possibilidade de desenvolver, nos próximos dez anos, amplo programa de construção de hospitais e laboratórios, além de construção de casas populares, em regiões onde a temperatura elevada chega a atingir 50 graus e o isolamento térmico se faz, portanto, imprescindível.
A atuação da Dânica, naquele país, tem em vista a expansão da divisão de negócios Salas Limpas na América Central e nos estados Unidos. Aquela divisão, que em 2004 respondia por 3% do faturamento da empresa, responde, hoje, por 15%.
Recentemente começou a operar a joint venture formada pelo Grupo Dânica com a norueguesa NORAC – criada para o fornecimento de interiores naval e offshore. Nesse caso, a filial do grupo no Brasil investiu R$ 8 milhões para ampliar a fábrica da sede em Joinville (SC) com vistas ao desenvolvimento de projetos. O atendimento a clientes ficam a cargo do escritório técnico-comercial localizado no Rio de Janeiro (RJ).
A joint venture prevê que a filial brasileira da Dânica produza peças como painéis de antepara, divisórias, teto e piso, enquanto as unidades da Norac, na Noruega e na China, se responsabilizam pela fabricação de banheiros e portas. Os produtos são para navios comerciais, de cruzeiros, plataformas, embarcações pesqueiras e offshore.
No Brasil, o Grupo continua investindo na unidade Lucas do Rio Verde (MT). Inaugurada recentemente, atende ao mercado do agronegócio na região Centro-Oeste. A sua carteira de clientes grandes frigoríficos industriais de alimentos inclui a Sadia e Friboi.
A fábrica já está em operação produzindo painéis pré-fabricados com núcleo isolante em poliuretano (PUR), poliisocianurato (PIR), poliestireno (EPS), lã de rocha (LDR), revestidos com aço zincado pré-pintado, galvalume, inox ou alumínio e telhas térmicas. A unidade conta também com instalações comerciais e de projetos. A multinacional dinamarquesa, que conta com 700 colaboradores diretos e 350 indiretos, produz anualmente mais de 2,2 milhões de m² de painéis e aproximadamente 12 mil portas termoisolantes.
Fonte: Estadão